Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44194
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-1504-2433
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Análise estatística sobre casos de violências contra mulheres e pessoas LGBTQIA+ na Faculdade de Computação/UFU
Autor(es): Souza, Yan Stivaletti e
Primeiro orientador: Paiva, Elaine Ribeiro de Faria
Primeiro membro da banca: Fernandes, Marcia Aparecida
Segundo membro da banca: Lima, Maria Adriana Vidigal de
Resumo: Mulheres e membros da comunidade LGBTQ+ têm historicamente enfrentado desafios e desigualdades no campo da computação, refletindo problemas mais amplos de discri minação de gênero e orientação sexual na sociedade. No entanto, ao longo do tempo, houve um aumento na conscientização e esforços para promover a diversidade e a inclusão neste setor. Estes indivíduos desempenham um papel crucial no campo da computação, apesar dos desafios enfrentados. O progresso em direção à igualdade e inclusão continua sendo uma prioridade, com esforços contínuos para superar barreiras e criar um ambiente mais diversificado e acolhedor para todos os profissionais de tecnologia. A mineração de dados, é uma ferramenta que vem sendo utilizada no ramo social e pode fornecer uma visão abrangente e baseada em evidências sobre a situação das mulheres e da comunidade LGBTQ+ no campo da computação, ajudando a informar políticas, práticas e iniciativas destinadas a promover a diversidade e a inclusão neste setor. Ao longo desta monogra fia será visto os principais impactos que pessoas LGBT e mulheres sofrem na Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia, trazendo uma análise estatística sobre casos de violências e assédios morais e sexuais no ambiente da faculdade e correla cionando informações para evidenciar os principais grupos afetados pela discriminação de gênero e sexualidade.
Palavras-chave: Mulheres na computação
LGBTQIA+
violências de gênero
violências morais na computação
Queers na computação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SOUZA, Yan Stivaletti e. Análise estatística sobre casos de violências contra mulheres e pessoas LGBTQIA+ na Faculdade de Computação/UFU. 2024. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44194
Data de defesa: 22-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnáliseEstatísticaSobre.pdfTCC3.65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.