Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44178
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Status socioeconômico e o desempenho dos estudantes na prova do pisa de 2022
Autor(es): Myaki, Letícia Souza Santos
Primeiro orientador: Franco, Ana Maria de Paiva
Primeiro membro da banca: Castro, Marcelo Araújo
Segundo membro da banca: Queiroz, Sabrina Faria de
Resumo: A educação é um fator crucial para o desenvolvimento de um país, já que impacta diretamente a produtividade, o crescimento econômico, a saúde, a desigualdade de renda e a inserção no mercado de trabalho. No entanto, os resultados do Brasil em avaliações internacionais, como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), revelam baixos níveis de aprendizado em comparação com outras nações, o que gera preocupações como a qualificação da mão de obra e a capacidade do país de competir globalmente. Em vista disso, este artigo tem como objetivo investigar os fatores que influenciam a qualidade da educação, com ênfase no contexto socioeconômico dos alunos, considerando tanto as condições familiares quanto as variáveis nacionais. A pesquisa propõe uma abordagem para analisar a relevância estatística desse contexto nas notas de matemática do PISA de 2022. A hipótese a ser testada é que o contexto socioeconômico dos alunos impacta significativamente suas notas, evidenciando a necessidade de atenção por parte de formuladores de políticas educacionais e educadores para promover a equidade educacional.
Abstract: Education is a crucial factor for a country's development, as it directly impacts productivity, economic growth, health, income inequality, and labor market insertion. However, Brazil's results in international assessments, such as the Programme for International Student Assessment (PISA), reveal low levels of learning compared to other nations, raising concerns about workforce qualification and the country's ability to compete globally. In light of this, this article aims to investigate the factors that influence the quality of education, with an emphasis on the socioeconomic context of students, considering both family conditions and national variables. The research proposes a quantitative approach to analyze the statistical relevance of this context on the PISA math scores from 2022. The hypothesis to be tested is that the socioeconomic context of students significantly impacts their scores, highlighting the need for attention from educational policy makers and educators to promote educational equity.
Palavras-chave: Educação; contexto socioeconômico; PISA; equidade educacional.
Education; socioeconomic context; PISA; educational equity.
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MYAKI, Letícia Souza Santos. Status socioeconômico e o desempenho dos estudantes na prova do PISA de 2022. 2024. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44178
Data de defesa: 12-Nov-2024
Aparece nas coleções:TCC - Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
StatusSocioeconomicoDesempenho.pdf561.55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons