Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44178
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMyaki, Letícia Souza Santos-
dc.date.accessioned2024-12-06T13:05:45Z-
dc.date.available2024-12-06T13:05:45Z-
dc.date.issued2024-11-12-
dc.identifier.citationMYAKI, Letícia Souza Santos. Status socioeconômico e o desempenho dos estudantes na prova do PISA de 2022. 2024. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44178-
dc.description.abstractEducation is a crucial factor for a country's development, as it directly impacts productivity, economic growth, health, income inequality, and labor market insertion. However, Brazil's results in international assessments, such as the Programme for International Student Assessment (PISA), reveal low levels of learning compared to other nations, raising concerns about workforce qualification and the country's ability to compete globally. In light of this, this article aims to investigate the factors that influence the quality of education, with an emphasis on the socioeconomic context of students, considering both family conditions and national variables. The research proposes a quantitative approach to analyze the statistical relevance of this context on the PISA math scores from 2022. The hypothesis to be tested is that the socioeconomic context of students significantly impacts their scores, highlighting the need for attention from educational policy makers and educators to promote educational equity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação; contexto socioeconômico; PISA; equidade educacional.pt_BR
dc.subjectEducation; socioeconomic context; PISA; educational equity.pt_BR
dc.titleStatus socioeconômico e o desempenho dos estudantes na prova do pisa de 2022pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Franco, Ana Maria de Paiva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4436546813181295pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Marcelo Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6305597232222132pt_BR
dc.contributor.referee2Queiroz, Sabrina Faria de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0063735957322194pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA educação é um fator crucial para o desenvolvimento de um país, já que impacta diretamente a produtividade, o crescimento econômico, a saúde, a desigualdade de renda e a inserção no mercado de trabalho. No entanto, os resultados do Brasil em avaliações internacionais, como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), revelam baixos níveis de aprendizado em comparação com outras nações, o que gera preocupações como a qualificação da mão de obra e a capacidade do país de competir globalmente. Em vista disso, este artigo tem como objetivo investigar os fatores que influenciam a qualidade da educação, com ênfase no contexto socioeconômico dos alunos, considerando tanto as condições familiares quanto as variáveis nacionais. A pesquisa propõe uma abordagem para analisar a relevância estatística desse contexto nas notas de matemática do PISA de 2022. A hipótese a ser testada é que o contexto socioeconômico dos alunos impacta significativamente suas notas, evidenciando a necessidade de atenção por parte de formuladores de políticas educacionais e educadores para promover a equidade educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseRelações Internacionaispt_BR
dc.sizeorduration43pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISpt_BR
Appears in Collections:TCC - Relações Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
StatusSocioeconomicoDesempenho.pdf561.55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons