Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44178| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Status socioeconômico e o desempenho dos estudantes na prova do pisa de 2022 |
| Autor: | Myaki, Letícia Souza Santos |
| Primer orientador: | Franco, Ana Maria de Paiva |
| Primer miembro de la banca: | Castro, Marcelo Araújo |
| Segundo miembro de la banca: | Queiroz, Sabrina Faria de |
| Resumen: | A educação é um fator crucial para o desenvolvimento de um país, já que impacta diretamente a produtividade, o crescimento econômico, a saúde, a desigualdade de renda e a inserção no mercado de trabalho. No entanto, os resultados do Brasil em avaliações internacionais, como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), revelam baixos níveis de aprendizado em comparação com outras nações, o que gera preocupações como a qualificação da mão de obra e a capacidade do país de competir globalmente. Em vista disso, este artigo tem como objetivo investigar os fatores que influenciam a qualidade da educação, com ênfase no contexto socioeconômico dos alunos, considerando tanto as condições familiares quanto as variáveis nacionais. A pesquisa propõe uma abordagem para analisar a relevância estatística desse contexto nas notas de matemática do PISA de 2022. A hipótese a ser testada é que o contexto socioeconômico dos alunos impacta significativamente suas notas, evidenciando a necessidade de atenção por parte de formuladores de políticas educacionais e educadores para promover a equidade educacional. |
| Abstract: | Education is a crucial factor for a country's development, as it directly impacts productivity, economic growth, health, income inequality, and labor market insertion. However, Brazil's results in international assessments, such as the Programme for International Student Assessment (PISA), reveal low levels of learning compared to other nations, raising concerns about workforce qualification and the country's ability to compete globally. In light of this, this article aims to investigate the factors that influence the quality of education, with an emphasis on the socioeconomic context of students, considering both family conditions and national variables. The research proposes a quantitative approach to analyze the statistical relevance of this context on the PISA math scores from 2022. The hypothesis to be tested is that the socioeconomic context of students significantly impacts their scores, highlighting the need for attention from educational policy makers and educators to promote educational equity. |
| Palabras clave: | Educação; contexto socioeconômico; PISA; equidade educacional. Education; socioeconomic context; PISA; educational equity. |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | MYAKI, Letícia Souza Santos. Status socioeconômico e o desempenho dos estudantes na prova do PISA de 2022. 2024. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44178 |
| Fecha de defensa: | 12-nov-2024 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Relações Internacionais |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| StatusSocioeconomicoDesempenho.pdf | 561.55 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
