Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44168
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-9708-2175
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Análise do Impacto das Escolas de Referência em Ensino Médio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica Pernambucano
Alternate title (s): Análise do Impacto das Escolas de Referência em Ensino Médio no IDEB Pernambucano
Author: Santos Filho, Joaz dos
First Advisor: Fanco, Ana Maria de Paiva
First member of the Committee: Saiani, Carlos César Santejo
Second member of the Committee: Queiroz, Sabrina Faria de
Summary: Este estudo investiga o impacto das Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM’s) de Pernambuco sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A análise utiliza dados de 2021 e métodos de Pareamento por Escore de Propensão para abordar possíveis vieses de seleção devido à implementação não aleatória do programa. Os resultados indicam um aumento médio de 0,21 a 0,24 na nota do IDEB entre as escolas participantes, equivalente a 0,43 a 0,50 desvios-padrão, confirmando a eficácia das EREM’s na melhoria do desempenho escolar. No entanto, limitações como a ausência de variáveis socioeconômicas sugerem a necessidade de estudos futuros para um entendimento mais profundo. Além disso, são recomendadas análises custo-benefício para avaliar a viabilidade econômica do programa.
Keywords: IDEB
Ensino Integral
Educação Integral
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::CRESCIMENTO, FLUTUACOES E PLANEJAMENTO ECONOMICO::CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SANTOS FILHO, Joaz dos. Análise do Impacto das Escolas de Referência em Ensino Médio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica Pernambucana. 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44168
Date of defense: 21-Nov-2024
Appears in Collections:TCC - Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnáliseImpactoEscolas.pdfTCC488.9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons