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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44168
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Santos Filho, Joaz dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-05T20:01:04Z | - |
dc.date.available | 2024-12-05T20:01:04Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS FILHO, Joaz dos. Análise do Impacto das Escolas de Referência em Ensino Médio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica Pernambucana. 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44168 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | IDEB | pt_BR |
dc.subject | Ensino Integral | pt_BR |
dc.subject | Educação Integral | pt_BR |
dc.title | Análise do Impacto das Escolas de Referência em Ensino Médio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica Pernambucano | pt_BR |
dc.title.alternative | Análise do Impacto das Escolas de Referência em Ensino Médio no IDEB Pernambucano | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fanco, Ana Maria de Paiva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4436546813181295 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Saiani, Carlos César Santejo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5843437788816592 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Queiroz, Sabrina Faria de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0063735957322194 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo investiga o impacto das Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM’s) de Pernambuco sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A análise utiliza dados de 2021 e métodos de Pareamento por Escore de Propensão para abordar possíveis vieses de seleção devido à implementação não aleatória do programa. Os resultados indicam um aumento médio de 0,21 a 0,24 na nota do IDEB entre as escolas participantes, equivalente a 0,43 a 0,50 desvios-padrão, confirmando a eficácia das EREM’s na melhoria do desempenho escolar. No entanto, limitações como a ausência de variáveis socioeconômicas sugerem a necessidade de estudos futuros para um entendimento mais profundo. Além disso, são recomendadas análises custo-benefício para avaliar a viabilidade econômica do programa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 36 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::CRESCIMENTO, FLUTUACOES E PLANEJAMENTO ECONOMICO::CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 173236494 | - |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Econômicas |
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