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dc.creatorSantos Filho, Joaz dos-
dc.date.accessioned2024-12-05T20:01:04Z-
dc.date.available2024-12-05T20:01:04Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.citationSANTOS FILHO, Joaz dos. Análise do Impacto das Escolas de Referência em Ensino Médio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica Pernambucana. 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44168-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectIDEBpt_BR
dc.subjectEnsino Integralpt_BR
dc.subjectEducação Integralpt_BR
dc.titleAnálise do Impacto das Escolas de Referência em Ensino Médio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica Pernambucanopt_BR
dc.title.alternativeAnálise do Impacto das Escolas de Referência em Ensino Médio no IDEB Pernambucanopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Fanco, Ana Maria de Paiva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4436546813181295pt_BR
dc.contributor.referee1Saiani, Carlos César Santejo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5843437788816592pt_BR
dc.contributor.referee2Queiroz, Sabrina Faria de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0063735957322194pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo investiga o impacto das Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM’s) de Pernambuco sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A análise utiliza dados de 2021 e métodos de Pareamento por Escore de Propensão para abordar possíveis vieses de seleção devido à implementação não aleatória do programa. Os resultados indicam um aumento médio de 0,21 a 0,24 na nota do IDEB entre as escolas participantes, equivalente a 0,43 a 0,50 desvios-padrão, confirmando a eficácia das EREM’s na melhoria do desempenho escolar. No entanto, limitações como a ausência de variáveis socioeconômicas sugerem a necessidade de estudos futuros para um entendimento mais profundo. Além disso, são recomendadas análises custo-benefício para avaliar a viabilidade econômica do programa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Econômicaspt_BR
dc.sizeorduration36pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::CRESCIMENTO, FLUTUACOES E PLANEJAMENTO ECONOMICO::CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICOpt_BR
dc.orcid.putcode173236494-
Appears in Collections:TCC - Ciências Econômicas

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