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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44143| ORCID: | http://orcid.org/0009-0000-6411-6086 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Jogos digitais para a aprendizagem de língua espanhola: uma pesquisa sobre possibilidades e limitações |
| Título(s) alternativo(s): | Juegos digitales para el aprendizaje de la lengua española: un estudio de posibilidades y limitaciones |
| Autor(es): | Silva, Beatriz Rosa da |
| Primeiro orientador: | Souza, Valeska Virgínia Soares |
| Primeiro membro da banca: | Castro, Carolina Afonso da Silva |
| Segundo membro da banca: | Carneiro, Raphael Marco Oliveira |
| Resumo: | Esta pesquisa analisa o uso de jogos digitais na aprendizagem de língua espanhola, utilizando o modelo RETAIN para explorar as possibilidades e limitações de jogos que não são explicitamente educacionais. A fundamentação teórica baseia-se nas concepções de bons jogos propostas por Gee (2003, 2004, 2005, 2009) e na análise de elementos de jogos discutidos por Marczewski (2018) e Racilan (2019). O modelo RETAIN é empregado como metodologia para avaliar a eficácia desses jogos no desenvolvimento de habilidades linguísticas, funcionais e pragmáticas, justificando-se sua escolha por sua ampla adoção em estudos similares. Os jogos selecionados para análise são The Sims, Club Cooee, League of Legends e Roblox. A pesquisa revela que, embora esses jogos apresentem potencial para engajar e estimular a prática de espanhol, a ausência de conteúdos linguísticos estruturados limita a sua eficácia para a aprendizagem do idioma. Conclui-se que esses jogos podem ser mais eficazes para o aprendizado de espanhol se adaptados e planejados cuidadosamente. |
| Abstract: | Esta investigación analiza el uso de juegos digitales en el aprendizaje de la lengua española, utilizando el modelo RETAIN para explorar las posibilidades y limitaciones de juegos que no son explícitamente educativos. La fundamentación teórica se basa en las concepciones de buenos juegos propuestas por Gee (2003, 2004, 2005, 2009) y en el análisis de elementos de juegos discutidos por Marczewski (2018) y Racilan (2019). El modelo RETAIN se emplea como metodología para evaluar la eficacia de estos juegos en el desarrollo de habilidades lingüísticas, funcionales y pragmáticas, justificando su elección por su amplia adopción en estudios similares. Los juegos seleccionados para el análisis son The Sims, Club Cooee, League of Legends y Roblox. La investigación revela que, aunque estos juegos presentan un potencial para involucrar a los jugadores y estimular la práctica del español, la falta de contenidos lingüísticos estructurados limita su eficacia en el aprendizaje del idioma. Se concluye que estos juegos pueden ser más efectivos para aprender español si se adaptan y planifican cuidadosamente. |
| Palavras-chave: | aprendizagem aprendizaje jogos digitais juegos digitales língua espanhola lengua española elementos de jogos elementos de los juegos RETAIN RETAIN |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | SILVA, Beatriz Rosa da. Jogos digitais para a aprendizagem de língua espanhola: uma pesquisa sobre possibilidades e limitações. 2024. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44143 |
| Data de defesa: | 18-Nov-2024 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras: Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola |
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