Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44143
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-6411-6086
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Jogos digitais para a aprendizagem de língua espanhola: uma pesquisa sobre possibilidades e limitações
Alternate title (s): Juegos digitales para el aprendizaje de la lengua española: un estudio de posibilidades y limitaciones
Author: Silva, Beatriz Rosa da
First Advisor: Souza, Valeska Virgínia Soares
First member of the Committee: Castro, Carolina Afonso da Silva
Second member of the Committee: Carneiro, Raphael Marco Oliveira
Summary: Esta pesquisa analisa o uso de jogos digitais na aprendizagem de língua espanhola, utilizando o modelo RETAIN para explorar as possibilidades e limitações de jogos que não são explicitamente educacionais. A fundamentação teórica baseia-se nas concepções de bons jogos propostas por Gee (2003, 2004, 2005, 2009) e na análise de elementos de jogos discutidos por Marczewski (2018) e Racilan (2019). O modelo RETAIN é empregado como metodologia para avaliar a eficácia desses jogos no desenvolvimento de habilidades linguísticas, funcionais e pragmáticas, justificando-se sua escolha por sua ampla adoção em estudos similares. Os jogos selecionados para análise são The Sims, Club Cooee, League of Legends e Roblox. A pesquisa revela que, embora esses jogos apresentem potencial para engajar e estimular a prática de espanhol, a ausência de conteúdos linguísticos estruturados limita a sua eficácia para a aprendizagem do idioma. Conclui-se que esses jogos podem ser mais eficazes para o aprendizado de espanhol se adaptados e planejados cuidadosamente.
Abstract: Esta investigación analiza el uso de juegos digitales en el aprendizaje de la lengua española, utilizando el modelo RETAIN para explorar las posibilidades y limitaciones de juegos que no son explícitamente educativos. La fundamentación teórica se basa en las concepciones de buenos juegos propuestas por Gee (2003, 2004, 2005, 2009) y en el análisis de elementos de juegos discutidos por Marczewski (2018) y Racilan (2019). El modelo RETAIN se emplea como metodología para evaluar la eficacia de estos juegos en el desarrollo de habilidades lingüísticas, funcionales y pragmáticas, justificando su elección por su amplia adopción en estudios similares. Los juegos seleccionados para el análisis son The Sims, Club Cooee, League of Legends y Roblox. La investigación revela que, aunque estos juegos presentan un potencial para involucrar a los jugadores y estimular la práctica del español, la falta de contenidos lingüísticos estructurados limita su eficacia en el aprendizaje del idioma. Se concluye que estos juegos pueden ser más efectivos para aprender español si se adaptan y planifican cuidadosamente.
Keywords: aprendizagem
aprendizaje
jogos digitais
juegos digitales
língua espanhola
lengua española
elementos de jogos
elementos de los juegos
RETAIN
RETAIN
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Beatriz Rosa da. Jogos digitais para a aprendizagem de língua espanhola: uma pesquisa sobre possibilidades e limitações. 2024. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44143
Date of defense: 18-Nov-2024
Appears in Collections:TCC - Letras: Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JogosDigitaisPara.pdfTCC14.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons