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ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-7867-1937
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Telejornalismo educativo e masculinidades: representações do 'Jornal da UFU' no Novembro Azul (2018-2022)
Título(s) alternativo(s): Educational television journalism and masculinities: representations of the 'Jornal da UFU' in Blue November (2018-2022)
Autor(es): Minuncio, Matheus Alves Lopes
Primeiro orientador: Katrib, Cairo Mohamad Ibrahim
Primeiro membro da banca: Silva, Diva Souza
Segundo membro da banca: Santos, Tadeu Pereira dos
Terceiro membro da banca: Katrib, Cairo Mohamad Ibrahim
Resumo: O presente trabalho visa analisar o que é apresentado em cinco edições temáticas anuais do Jornal da UFU (JU) da TV Universitária de Uberlândia de 2018 a 2022 sobre a campanha Novembro Azul. A partir do referencial da análise fílmica, de interpretação dos elementos visuais e sonoros, é feita a análise das representações presentes nos telejornais que constroem os sentidos do conceito subjetivo e histórico das masculinidades por meio das particularidades do jornalismo educativo, especialmente das TVs Universitárias que se diferenciam do modelo comercial jornalístico adotado no Brasil. Os interlocutores (personagens, especialistas e jornalistas) participantes nos auxiliam a compreender os contextos de saúde, diversidade e cuidado das pessoas com próstata pautados durante o Novembro Azul que são difundidos midiaticamente, e nesse sentido, nos levam elaboração de um guia, contendo um glossário terminológico, que fornece definições precisas e orienta a produção de conteúdos pertinentes ao universo das masculinidades, do câncer de próstata e das suas relações sociais nos ambientes da comunicação e da educação, evitando o uso inadequado de uma linguagem que possa perpetuar estereótipos ou marginalizar grupos específicos.
Abstract: The present work aims to analyze what is presented in five annual thematic editions of the Jornal da UFU (JU) on the TV Universitária of Uberlândia from 2018 to 2022 regarding the "Blue November" campaign. Based on film analysis, which interprets visual and auditory elements, an analysis is conducted on the representations present in the newscasts that shape the subjective and historical concept of masculinities through the specificities of educational journalism, particularly within University TVs, which differ from the commercial journalistic model adopted in Brazil. The participants (characters, specialists, and journalists) help us understand the health, diversity, and care contexts for individuals with prostate-related issues, highlighted during the "Blue November" campaign and disseminated through the media. In this sense, they lead us to the development of a guide, containing a terminological glossary that provides precise definitions and guides the production of content related to the universe of masculinities, prostate cancer, and their social relationships within communication and educational environments, aiming to avoid the inappropriate use of language that could perpetuate stereotypes or marginalize specific groups.
Palavras-chave: Masculinidades
Jornal da UFU
Novembro Azul
Jornalismo Educativo
TV Universitária de Uberlândia
Masculinities
Blue November
Educational Journalism
Educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Assunto: Educação
Telejornalismo
Jornalismo educativo
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Referência: MINUNCIO, Matheus Alves Lopes. Telejornalismo educativo e masculinidades: representações do 'Jornal da UFU' no Novembro Azul (2018-2022). 2024. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.718.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.718
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44134
Data de defesa: 18-Nov-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
ODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

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