Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44111
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-7789-2152
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Fatores que levam a exclusão e autoexclusão em aulas de educação fisica: revisão sistemática de literatura
Autor: Fonseca, Bruno Miranda Mateus
Primer orientador: Prado, Vagner Matias do
Primer miembro de la banca: Nunes, Sérgio
Segundo miembro de la banca: Bertoni, Sônia
Resumen: A exclusão e a autoexclusão em aulas de educação física são problemas recorrentes nas escolas, o que pode impactar no desenvolvimento dos estudantes. A partir da temática exposta, o objetivo da investigação foi identificar, por meio de uma revisão sistemática da literatura científica nas bases de dados LILACS e Redalyc, os fatores que levam à exclusão ou autoexclusão de estudantes nesse contexto. Especificamente, a pesquisa visou mapear o número de artigos científicos sobre o tema e identificar os fatores que levam à exclusão ou autoexclusão, com base nos trabalhos encontrados. Conforme a Revisão Sistemática de Literatura, foram levantados 15 artigos que, após a leitura dos títulos, resumos e trabalhos completos se enquadraram no escopo da investigação. Os resultados indicam que diversos fatores contribuem para a exclusão, tais como: estilo de ensino pouco inclusivo, falta de formação docente para lidar com a diversidade, o bullying, a discriminação por características físicas, a falta de habilidade motora dos alunos, a vergonha, o medo de serem julgados/as, atividades físicas violentas e a falta de recursos materiais nas escolas. No que se refere a autoexclusão, esse emaranhado de situações colabora para que o próprio sujeito se afaste das aulas nas escolas.
Abstract: Exclusion and self-exclusion in physical education classes are recurrent problems in schools, which can impact student development. Based on the exposed theme, the objective of the investigation was to identify, through a systematic review of the scientific literature in the LILACS and Redalyc databases, the factors that lead to the exclusion or self-exclusion of students in this context. Specifically, the research aimed to map the number of scientific articles on the subject and identify the factors that lead to exclusion or self-exclusion, based on the works found. Based on the Systematic Literature Review, 15 articles were raised which, after reading the titles, abstracts and complete works, fit within the scope of the investigation. The results indicate that several factors contribute to exclusion, such as: a little inclusive teaching style, lack of teacher training to deal with diversity, bullying, discrimination due to physical characteristics, lack of motor skills of students, shame, fear of being judged, violent physical activities and lack of material resources in schools. Regarding self-exclusion, this tangle of situations competes so that the subject himself moves away from classes in schools.
Palabras clave: Educação Física Escolar; Exclusão; Autoexclusão; Ensino Médio.
School Physical Education; Exclusion; Self-exclusion; High School
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: FONSECA, Bruno Miranda Mateus. Fatores que levam a exclusão e autoexclusão em aulas de educação fisica: revisão sistemática de literatura. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44111
Fecha de defensa: 13-nov-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Educação Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TCC BRUNO REPOSITÓRIO FINAL.pdftcc513.13 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons