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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44111
ORCID: | http://orcid.org/0009-0005-7789-2152 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Fatores que levam a exclusão e autoexclusão em aulas de educação fisica: revisão sistemática de literatura |
Autor(es): | Fonseca, Bruno Miranda Mateus |
Primeiro orientador: | Prado, Vagner Matias do |
Primeiro membro da banca: | Nunes, Sérgio |
Segundo membro da banca: | Bertoni, Sônia |
Resumo: | A exclusão e a autoexclusão em aulas de educação física são problemas recorrentes nas escolas, o que pode impactar no desenvolvimento dos estudantes. A partir da temática exposta, o objetivo da investigação foi identificar, por meio de uma revisão sistemática da literatura científica nas bases de dados LILACS e Redalyc, os fatores que levam à exclusão ou autoexclusão de estudantes nesse contexto. Especificamente, a pesquisa visou mapear o número de artigos científicos sobre o tema e identificar os fatores que levam à exclusão ou autoexclusão, com base nos trabalhos encontrados. Conforme a Revisão Sistemática de Literatura, foram levantados 15 artigos que, após a leitura dos títulos, resumos e trabalhos completos se enquadraram no escopo da investigação. Os resultados indicam que diversos fatores contribuem para a exclusão, tais como: estilo de ensino pouco inclusivo, falta de formação docente para lidar com a diversidade, o bullying, a discriminação por características físicas, a falta de habilidade motora dos alunos, a vergonha, o medo de serem julgados/as, atividades físicas violentas e a falta de recursos materiais nas escolas. No que se refere a autoexclusão, esse emaranhado de situações colabora para que o próprio sujeito se afaste das aulas nas escolas. |
Abstract: | Exclusion and self-exclusion in physical education classes are recurrent problems in schools, which can impact student development. Based on the exposed theme, the objective of the investigation was to identify, through a systematic review of the scientific literature in the LILACS and Redalyc databases, the factors that lead to the exclusion or self-exclusion of students in this context. Specifically, the research aimed to map the number of scientific articles on the subject and identify the factors that lead to exclusion or self-exclusion, based on the works found. Based on the Systematic Literature Review, 15 articles were raised which, after reading the titles, abstracts and complete works, fit within the scope of the investigation. The results indicate that several factors contribute to exclusion, such as: a little inclusive teaching style, lack of teacher training to deal with diversity, bullying, discrimination due to physical characteristics, lack of motor skills of students, shame, fear of being judged, violent physical activities and lack of material resources in schools. Regarding self-exclusion, this tangle of situations competes so that the subject himself moves away from classes in schools. |
Palavras-chave: | Educação Física Escolar; Exclusão; Autoexclusão; Ensino Médio. School Physical Education; Exclusion; Self-exclusion; High School |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | FONSECA, Bruno Miranda Mateus. Fatores que levam a exclusão e autoexclusão em aulas de educação fisica: revisão sistemática de literatura. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44111 |
Data de defesa: | 13-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física |
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