Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44109
ORCID: | http://orcid.org/0009-0006-9330-5154 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Contar histórias para poder viver: as corporeidades articuladas nos ensaios "Rastejando até Belém" e "O Álbum Branco", de Joan Didion |
Autor: | Pinheiro, Isadora Mendes |
Primer orientador: | Manna, Nuno |
Primer miembro de la banca: | Tassis, Nicoli |
Segundo miembro de la banca: | Lage, Igor |
Resumen: | O presente trabalho busca analisar como as corporeidades emergem, e são articuladas nos ensaios “Rastejando até Belém” e “O Álbum Branco”, de Joan Didion. É pensado como a autora as elabora, enquanto elemento de sua prosa, e sua relação com as perspectivas desenvolvidas no chamado “Novo Jornalismo”, do qual é considerada um dos expoentes. Os ensaios foram selecionados devido às suas articulações a respeito das décadas de 60 e 70 nos Estados Unidos, marcadas por transgressões e movimentos sociais nos quais o corpo emerge de diferentes maneiras. A análise dos textos resultou em percepções da corporeidade articulada junto à questões de política, violência, gênero, estética e saúde, a partir de relatos sobre si e sobre o outro. A obra de Didion, de presença ainda discreta no Brasil, também se mostra produtiva para analisar a escrita sobre dores, doenças e padecimentos, uma vez que expõe e reinvindica suas vulnerabilidades enquanto diferenciais e características de um estilo único |
Abstract: | The present work seeks to analyze how corporeities emerge, and are articulated in the essays “Slouching Towards Bethlehem” and “The White Album”, by Joan Didion. It is considered how the author elaborates them, as an element of her prose, and their relationship with the perspectives developed in the so-called “New Journalism”, of which she is considered one of the exponents. The essays were selected due to their articulations regarding the 60s and 70s in the United States, marked by transgressions and social movements in which the body emerges in different ways. The analysis of the texts resulted in perceptions of corporeality articulated with issues of politics, violence, gender, aesthetics and health, based on reports about herself and others. Didion's work, which still has a discreet presence in Brazil, also proves to be productive for analyzing writing about pain, illnesses and ailments, as it exposes and reclaims their vulnerabilities as differences and characteristics of a unique style. |
Palabras clave: | Joan Didion; corpo; corporeidade; narrativas; gênero. Joan Didion; body; corporeality; narratives; gender |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | PINHEIRO, Isadora Mendes. Contar histórias para poder viver: as corporeidades articuladas nos ensaios “Rastejando até Belém” e “O Álbum Branco” de Joan Didion. 81 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) –Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44109 |
Fecha de defensa: | 24-abr-2024 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Jornalismo |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ContarHistóriasPoder.pdf | TCC - Trabalho de Conclusão de Curso | 8.95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.