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ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-2976-508X
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Precarização do trabalho docente e terceirização no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM): indícios localizados na contratação de professores substitutos de 2009 a 2023
Título(s) alternativo(s): Precariousness of teaching work and outsourcing at the Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM): evidence found in the hiring of substitute teachers from 2009 to 2023
Autor(es): Souza, Wilian Santos de
Primeiro orientador: Santos, Adriana Cristina Omena dos
Segundo orientador: Lima, Antonio Bosco de
Primeiro membro da banca: Brettas, Anderson Claytom Ferreira
Segundo membro da banca: Santos, Janaina Jácome dos
Terceiro membro da banca: Previtali, Fabiane Santana
Quarto membro da banca: França, Robson Luiz de
Resumo: O presente estudo, inserido na linha de pesquisa Trabalho, Sociedade e Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, teve como objetivo geral analisar os indícios presentes na contratação dos professores substitutos no IFTM que podem evidenciar a precarização do trabalho docente e caracterizar a terceirização. Os objetivos específicos elencados para esta pesquisa foram: i) apresentar reflexões acerca da Educação e do trabalho no processo emancipatório; ii) levantar os aspectos do padrão de produção e as relações com a precarização e flexibilização; iii) compreender a terceirização, suas características e dimensões; iv) elencar o percurso administrativo que envolve a contratação de professores substitutos e, por fim; v) verificar o contexto em que o IFTM está inserido e as relações entre as contratações de professores substitutos e a terceirização. Para atender aos objetivos propostos, foram utilizados conceitos relacionados à Educação e ao trabalho, bem como à flexibilização e à terceirização, juntamente com recursos metodológicos relacionados ao método hipotético-dedutivo em pesquisa qualitativa de viés exploratório, descritivo e documental. Partimos da hipótese e da problematização de que os indícios na contratação de professores substitutos no IFTM evidenciam a precarização docente e caracterizam a terceirização da atividade-fim na administração pública. Ao analisar esta proposta, concluímos que sob o ponto de vista formal, da lei, não se trata de terceirização. No entanto, foi possível demonstrar a partir dos dados e do embasamento teórico que, de fato, pelo viés prático, da vida real e concreta, a atividade dos professores substitutos reúne todas as condições e características de uma terceirização da atividade-fim.
Abstract: The present study, part of the research line Work, Society, and Education, within the Graduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia, aimed to analyze general indicators in the hiring process of substitute teachers at IFTM that may demonstrate the precariousness of teaching positions and characterize outsourcing. The specific objectives outlined for this research were: i) present reflections on education and work in the emancipatory process; ii) identify aspects of production standards and their relationship with precariousness and flexibility; iii) understand outsourcing, its characteristics and dimensions; iv) outline the administrative process involved in hiring substitute teachers; and finally, v) examine the context in which IFTM operates and the relationship between the hiring of substitute teachers and outsourcing. In order to achieve these objectives, concepts related to education and work, as well as flexibility and outsourcing, were used along with methodological approaches associated with the hypothetical-deductive method in exploratory, descriptive, and documentary qualitative research. We hypothesized that indicators in the hiring of substitute teachers at IFTM demonstrate the precariousness of teaching positions and characterize the outsourcing of core activities in public administration. When analyzing this proposition, we concluded that from a formal legal point of view, this is not outsourcing. However, it was possible to demonstrate from the data and theoretical basis that, in fact, from a practical perspective, from real and concrete life, the activity of substitute teachers meets all the conditions and characteristics of an outsourcing of the core activity.
Palavras-chave: Trabalho
Precariousness.
Precarização
Terceirização da atividade-fim
Professor substituto
Substitute teacher.
Outsourcing of the core activity.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
Assunto: Educação
Professores - Satisfação no trabalho
Professores universitários
Ensino - Terceirização
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: SOUZA, Wilian Santos. Precarização do trabalho docente e terceirização no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM): indícios localizados na contratação de professores substitutos de 2009 a 2023. 2024. 112 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5061
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5061
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44073
Data de defesa: 30-Set-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
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PrecarizaçãoTrabalhoDocente.pdfPRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E TERCEIRIZAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (IFTM): INDÍCIOS LOCALIZADOS NA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES SUBSTITUTOS DE 2009 A 2023987.02 kBAdobe PDFThumbnail
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