Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44073
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSouza, Wilian Santos de-
dc.date.accessioned2024-11-29T17:36:12Z-
dc.date.available2024-11-29T17:36:12Z-
dc.date.issued2024-09-30-
dc.identifier.citationSOUZA, Wilian Santos. Precarização do trabalho docente e terceirização no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM): indícios localizados na contratação de professores substitutos de 2009 a 2023. 2024. 112 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5061pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44073-
dc.description.abstractThe present study, part of the research line Work, Society, and Education, within the Graduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia, aimed to analyze general indicators in the hiring process of substitute teachers at IFTM that may demonstrate the precariousness of teaching positions and characterize outsourcing. The specific objectives outlined for this research were: i) present reflections on education and work in the emancipatory process; ii) identify aspects of production standards and their relationship with precariousness and flexibility; iii) understand outsourcing, its characteristics and dimensions; iv) outline the administrative process involved in hiring substitute teachers; and finally, v) examine the context in which IFTM operates and the relationship between the hiring of substitute teachers and outsourcing. In order to achieve these objectives, concepts related to education and work, as well as flexibility and outsourcing, were used along with methodological approaches associated with the hypothetical-deductive method in exploratory, descriptive, and documentary qualitative research. We hypothesized that indicators in the hiring of substitute teachers at IFTM demonstrate the precariousness of teaching positions and characterize the outsourcing of core activities in public administration. When analyzing this proposition, we concluded that from a formal legal point of view, this is not outsourcing. However, it was possible to demonstrate from the data and theoretical basis that, in fact, from a practical perspective, from real and concrete life, the activity of substitute teachers meets all the conditions and characteristics of an outsourcing of the core activity.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectPrecariousness.pt_BR
dc.subjectPrecarizaçãopt_BR
dc.subjectTerceirização da atividade-fimpt_BR
dc.subjectProfessor substitutopt_BR
dc.subjectSubstitute teacher.pt_BR
dc.subjectOutsourcing of the core activity.pt_BR
dc.titlePrecarização do trabalho docente e terceirização no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM): indícios localizados na contratação de professores substitutos de 2009 a 2023pt_BR
dc.title.alternativePrecariousness of teaching work and outsourcing at the Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM): evidence found in the hiring of substitute teachers from 2009 to 2023pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Adriana Cristina Omena dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1515433725914811pt_BR
dc.contributor.advisor2Lima, Antonio Bosco de-
dc.contributor.referee1Brettas, Anderson Claytom Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1123425845213618pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Janaina Jácome dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9918760398122717pt_BR
dc.contributor.referee3Previtali, Fabiane Santana-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8154680248919577pt_BR
dc.contributor.referee4França, Robson Luiz de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6494919511957208pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1679577906785320pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo, inserido na linha de pesquisa Trabalho, Sociedade e Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, teve como objetivo geral analisar os indícios presentes na contratação dos professores substitutos no IFTM que podem evidenciar a precarização do trabalho docente e caracterizar a terceirização. Os objetivos específicos elencados para esta pesquisa foram: i) apresentar reflexões acerca da Educação e do trabalho no processo emancipatório; ii) levantar os aspectos do padrão de produção e as relações com a precarização e flexibilização; iii) compreender a terceirização, suas características e dimensões; iv) elencar o percurso administrativo que envolve a contratação de professores substitutos e, por fim; v) verificar o contexto em que o IFTM está inserido e as relações entre as contratações de professores substitutos e a terceirização. Para atender aos objetivos propostos, foram utilizados conceitos relacionados à Educação e ao trabalho, bem como à flexibilização e à terceirização, juntamente com recursos metodológicos relacionados ao método hipotético-dedutivo em pesquisa qualitativa de viés exploratório, descritivo e documental. Partimos da hipótese e da problematização de que os indícios na contratação de professores substitutos no IFTM evidenciam a precarização docente e caracterizam a terceirização da atividade-fim na administração pública. Ao analisar esta proposta, concluímos que sob o ponto de vista formal, da lei, não se trata de terceirização. No entanto, foi possível demonstrar a partir dos dados e do embasamento teórico que, de fato, pelo viés prático, da vida real e concreta, a atividade dos professores substitutos reúne todas as condições e características de uma terceirização da atividade-fim.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration112pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5061pt_BR
dc.orcid.putcode172814486-
dc.crossref.doibatchidb2554574-91c1-4561-8e8d-801c04305348-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoProfessores - Satisfação no trabalhopt_BR
dc.subject.autorizadoProfessores universitáriospt_BR
dc.subject.autorizadoEnsino - Terceirizaçãopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Aparece en las colecciones:TESE - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PrecarizaçãoTrabalhoDocente.pdfPRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E TERCEIRIZAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (IFTM): INDÍCIOS LOCALIZADOS NA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES SUBSTITUTOS DE 2009 A 2023987.02 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.