Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43916
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-1623-2195
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O bingo como ferramenta didática na educação de jovens e adultos e no ensino médio regular: experiências do estágio supervisionado
Autor: Silva, Náthaly Borges
Primer orientador: Teodoro de Souza, Paulo Vitor
Primer miembro de la banca: Junior, José Gonçalves Teixeira
Segundo miembro de la banca: Rigue, Fernanda Monteiro
Resumen: Este trabalho tem como objetivo elaborar e analisar a implementação de um jogo sobre a Tabela Periódica, utilizando o ‘Bingo Periódico’ em uma escola de Educação Básica, tanto no Ensino Médio Regular (EMR) quanto na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A implementação do jogo ocorreu durante as regências da estudante, autora deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), realizadas no Estágio Supervisionado em Ensino de Química, na Universidade Federal de Uberlândia – Campus Pontal. Foram analisados a aplicabilidade do material em sala de aula, por meio de dados qualitativos e quantitativos coletados durante este estudo, o desempenho dos(as) estudantes nas atividades propostas, bem como a comparação dos resultados entre as turmas do EMR e da EJA. A metodologia empregada envolveu a criação do jogo, sua aplicação em turmas de ambos os perfis educacionais, e a avaliação dos efeitos pedagógicos no aprendizado dos(as) estudantes. O jogo demonstrou ser um recurso facilitador do ensino de Química, ao abordar os elementos da Tabela Periódica, além de contribuir para o engajamento dos(as) estudantes em sala de aula.
Abstract: This work aims to develop and analyze the implementation of a game about the Periodic Table, using ‘Bingo Periódico’ (expression in Portuguese) in a Basic Education school, for both Regular High School (RHS) and Youth and Adult Education (YAE). The game was implemented during the teaching sessions of the student, author of this Final Graduation Project (FGP), carried out in the Supervised Teaching Internship in Chemistry at the Federal University of Uberlândia – Pontal Campus. We analyzed the applicability of the material in the classroom through qualitative and quantitative data collected in this study, including the performance of students in the proposed activities, as well as a comparison of the results between the RHS and YAE classes. The methodology involved the creation of the game, its application in classes of both educational profiles, and the evaluation of the pedagogical effects on students' learning. The game proved to be a facilitating tool for teaching Chemistry, specifically regarding the application of elements from the Periodic Table, and also contributed to students’ engagement in the classroom.
Palabras clave: Jogos didáticos; ensino de química; educação de jovens e adultos; ensino médio.
didactic games; teaching Chemistry; youth and adult education (EJA); High School; Active methodologies.
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA, Náthaly Borges. O bingo como ferramenta didática na educação de jovens e adultos e no ensino médio regular: experiências do estágio supervisionado. 2024. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia,2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43916
Fecha de defensa: 24-oct-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Química (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TCC - Náthaly - v. repositório.pdfTCC - Trabalho de Conclusão de Curso637.42 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons