Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43916
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Náthaly Borges | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-21T16:38:40Z | - |
dc.date.available | 2024-11-21T16:38:40Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-24 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Náthaly Borges. O bingo como ferramenta didática na educação de jovens e adultos e no ensino médio regular: experiências do estágio supervisionado. 2024. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia,2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43916 | - |
dc.description.abstract | This work aims to develop and analyze the implementation of a game about the Periodic Table, using ‘Bingo Periódico’ (expression in Portuguese) in a Basic Education school, for both Regular High School (RHS) and Youth and Adult Education (YAE). The game was implemented during the teaching sessions of the student, author of this Final Graduation Project (FGP), carried out in the Supervised Teaching Internship in Chemistry at the Federal University of Uberlândia – Pontal Campus. We analyzed the applicability of the material in the classroom through qualitative and quantitative data collected in this study, including the performance of students in the proposed activities, as well as a comparison of the results between the RHS and YAE classes. The methodology involved the creation of the game, its application in classes of both educational profiles, and the evaluation of the pedagogical effects on students' learning. The game proved to be a facilitating tool for teaching Chemistry, specifically regarding the application of elements from the Periodic Table, and also contributed to students’ engagement in the classroom. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UFU - Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Jogos didáticos; ensino de química; educação de jovens e adultos; ensino médio. | pt_BR |
dc.subject | didactic games; teaching Chemistry; youth and adult education (EJA); High School; Active methodologies. | pt_BR |
dc.title | O bingo como ferramenta didática na educação de jovens e adultos e no ensino médio regular: experiências do estágio supervisionado | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Teodoro de Souza, Paulo Vitor | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | 9812092792083903 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Junior, José Gonçalves Teixeira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | 8191381462412110 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rigue, Fernanda Monteiro | - |
dc.contributor.referee2Lattes | 1520364228695308 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | 2606849935731151 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo elaborar e analisar a implementação de um jogo sobre a Tabela Periódica, utilizando o ‘Bingo Periódico’ em uma escola de Educação Básica, tanto no Ensino Médio Regular (EMR) quanto na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A implementação do jogo ocorreu durante as regências da estudante, autora deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), realizadas no Estágio Supervisionado em Ensino de Química, na Universidade Federal de Uberlândia – Campus Pontal. Foram analisados a aplicabilidade do material em sala de aula, por meio de dados qualitativos e quantitativos coletados durante este estudo, o desempenho dos(as) estudantes nas atividades propostas, bem como a comparação dos resultados entre as turmas do EMR e da EJA. A metodologia empregada envolveu a criação do jogo, sua aplicação em turmas de ambos os perfis educacionais, e a avaliação dos efeitos pedagógicos no aprendizado dos(as) estudantes. O jogo demonstrou ser um recurso facilitador do ensino de Química, ao abordar os elementos da Tabela Periódica, além de contribuir para o engajamento dos(as) estudantes em sala de aula. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Química | pt_BR |
dc.sizeorduration | 53 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 172263800 | - |
Appears in Collections: | TCC - Química (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Náthaly - v. repositório.pdf | TCC - Trabalho de Conclusão de Curso | 637.42 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License