Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43901
ORCID: | http://orcid.org/0009-0006-5379-1282 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Ensinando frações por meio da música: produções acadêmicas de 2019 a 2023 |
Autor: | Parreira, Luciane Vieira |
Primer orientador: | Pires, Rogério Fernando |
Primer coorientador: | Boiago, Carlos Eduardo Petronilho |
Primer miembro de la banca: | Pires, Rogério Fernando |
Segundo miembro de la banca: | Boiago, Carlos Eduardo Petronilho |
Tercer miembro de la banca: | Oliveira, Cristiane Coppe de |
Resumen: | A relação entre a música e a matemática é histórica e tem sido explorada em diversos contextos educacionais como uma forma de potencializar a aprendizagem de conteúdos matemáticos. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo geral analisar produções acadêmicas (teses e dissertações) que discutem o ensino de números fracionários por meio da música no período de 2019 a 2023. Especificamente, o estudo busca levantar, mapear, sistematizar e catalogar as produções encontradas no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com foco naquelas que relacionam o ensino de frações à música. A pesquisa caracteriza-se como um estudo do tipo "Estado da Arte", de natureza bibliográfica, cujo desafio é mapear e discutir as contribuições acadêmicas no campo do ensino de frações utilizando a música como recurso pedagógico. A análise revelou um número limitado de trabalhos voltados a essa temática, mas todos os estudos encontrados destacam experiências pedagógicas positivas com o uso da música no ensino de frações, evidenciando o potencial dessa abordagem metodológica para favorecer a aprendizagem matemática de maneira interdisciplinar. |
Abstract: | The relationship between music and mathematics is historical and has been explored in various educational contexts as a means to enhance the learning of mathematical content. This Undergraduate Thesis aims to analyze academic productions (theses and dissertations) that discuss the teaching of fractional numbers through music from 2019 to 2023. Specifically, the study seeks to identify, map, systematize, and catalog the academic productions available in the database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), focusing on those that relate the teaching of fractions to music. The research is characterized as a "State of the Art" study, of bibliographic nature, whose challenge is to map and discuss academic contributions in the field of teaching fractions using music as a pedagogical resource. The analysis revealed a limited number of works focused on this topic; however, all the studies found highlight positive pedagogical experiences with the use of music in teaching fractions, demonstrating the potential of this methodological approach to promote interdisciplinary mathematical learning. |
Palabras clave: | Ensino de Matemática; Frações; Música; Estado da Arte. Mathematics Education; Fractions; Music; State of the Art. |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | PARREIRA, Luciane Vieira. Ensinando frações por meio da música: produções acadêmicas de 2019 a 2023. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43901 |
Fecha de defensa: | 22-oct-2024 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EnsinandoFraçõesMúsica.pdf | tcc | 2.67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons