Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43901
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorParreira, Luciane Vieira-
dc.date.accessioned2024-11-19T17:31:50Z-
dc.date.available2024-11-19T17:31:50Z-
dc.date.issued2024-10-22-
dc.identifier.citationPARREIRA, Luciane Vieira. Ensinando frações por meio da música: produções acadêmicas de 2019 a 2023. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43901-
dc.description.abstractThe relationship between music and mathematics is historical and has been explored in various educational contexts as a means to enhance the learning of mathematical content. This Undergraduate Thesis aims to analyze academic productions (theses and dissertations) that discuss the teaching of fractional numbers through music from 2019 to 2023. Specifically, the study seeks to identify, map, systematize, and catalog the academic productions available in the database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), focusing on those that relate the teaching of fractions to music. The research is characterized as a "State of the Art" study, of bibliographic nature, whose challenge is to map and discuss academic contributions in the field of teaching fractions using music as a pedagogical resource. The analysis revealed a limited number of works focused on this topic; however, all the studies found highlight positive pedagogical experiences with the use of music in teaching fractions, demonstrating the potential of this methodological approach to promote interdisciplinary mathematical learning.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectEnsino de Matemática; Frações; Música; Estado da Arte.pt_BR
dc.subjectMathematics Education; Fractions; Music; State of the Art.pt_BR
dc.titleEnsinando frações por meio da música: produções acadêmicas de 2019 a 2023pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Boiago, Carlos Eduardo Petronilho-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0435820906050006pt_BR
dc.contributor.advisor1Pires, Rogério Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2795801064535157pt_BR
dc.contributor.referee1Pires, Rogério Fernando-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2795801064535157pt_BR
dc.contributor.referee2Boiago, Carlos Eduardo Petronilho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0435820906050006pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Cristiane Coppe de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1337700960486255pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA relação entre a música e a matemática é histórica e tem sido explorada em diversos contextos educacionais como uma forma de potencializar a aprendizagem de conteúdos matemáticos. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo geral analisar produções acadêmicas (teses e dissertações) que discutem o ensino de números fracionários por meio da música no período de 2019 a 2023. Especificamente, o estudo busca levantar, mapear, sistematizar e catalogar as produções encontradas no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com foco naquelas que relacionam o ensino de frações à música. A pesquisa caracteriza-se como um estudo do tipo "Estado da Arte", de natureza bibliográfica, cujo desafio é mapear e discutir as contribuições acadêmicas no campo do ensino de frações utilizando a música como recurso pedagógico. A análise revelou um número limitado de trabalhos voltados a essa temática, mas todos os estudos encontrados destacam experiências pedagógicas positivas com o uso da música no ensino de frações, evidenciando o potencial dessa abordagem metodológica para favorecer a aprendizagem matemática de maneira interdisciplinar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration30pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.orcid.putcode172105679-
Appears in Collections:TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinandoFraçõesMúsica.pdftcc2.67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons