Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43822
ORCID: | http://orcid.org/0009-0009-5976-5677 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O 'deu branco' na formação inicial de professores/as de Química |
Autor(es): | Abadia, Thalia Amanda |
Primeiro orientador: | Rigue, Fernanda Monteiro |
Primeiro membro da banca: | Sales, Tiago Amaral |
Segundo membro da banca: | Peçanha, Natália Batista |
Resumo: | Este trabalho visa criar estórias que tramam e ficcionam situações de bloqueio enfrentadas por estudantes durante situações avaliativas, popularmente conhecidas como o ‘deu branco’, e seu impacto na formação inicial de professores/as de Química. A partir da premissa da fabulação especulativa de Donna Haraway (2023) e das escrevivências de Conceição Evaristo (2020), o foco do estudo baseado nas filosofias da diferença está em criar estórias que estão no entorno do fenômeno do ‘deu branco’ no contexto universitário. A partir do trabalho de pesquisa e da construção da fundamentação teórica, emerge que procedimentos avaliativos que privilegiam provas atrelados às pressões acadêmicas, o estresse, a ansiedade, o medo e a insegurança frequentemente contribuem para as situações de ‘branco’, prejudicando o/a estudante no processo de aprendizagem. As estórias criadas no estudo (O seminário; A fórmula Química; Ensino Médio; A escolha da língua estrangeira no Enem; Infinitos desafios; Experiências educacionais; Voando Além das Inseguranças: A Jornada de Florzinha na Graduação; Reunião escolares; Entre o Domínio e o Branco; O Brilho da Coragem; O Desafio do TCC: A Jornada de Lena Peixinha na Graduação) recorrem à fabulação e à criação ficcional para evidenciar as sutilezas e complexidades que habitam a formação inicial de professores e professoras de Química, destacando como as experiências e os desafios enfrentados por estudantes muitas vezes permanecem invisíveis e imperceptíveis no contexto universitário. Com tal movimento criativo é possível identificar a relevância de repensarmos os instrumentos avaliativos empregados no contexto da formação docente, além da forma como são implementados, considerando que eles produzem efeitos diretos nos corpos e vidas dos/as futuros/as profissionais da educação. Ademais, há urgência de pensarmos o fenômeno do ‘deu branco’ como algo que precisa de atenção no âmbito da própria formação docente, já que diz respeito à coletividade e múltiplas subjetividades docentes que estão em formação e, futuramente, atuação profissional nas instituições de ensino. |
Palavras-chave: | Formação inicial de professores/as de Química Estórias Avaliação Formación inicial de profesores de Química Historias Evaluación |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | ABADIA,Thalia Amanda. O 'deu branco' na formação inicial de professores/as de Química. 2024. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43822 |
Data de defesa: | 4-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química (Ituiutaba / Pontal) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FormaçãoInicialProfessores | TCC | 1.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons