Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43822
ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-5976-5677
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O 'deu branco' na formação inicial de professores/as de Química
Autor(es): Abadia, Thalia Amanda
Primeiro orientador: Rigue, Fernanda Monteiro
Primeiro membro da banca: Sales, Tiago Amaral
Segundo membro da banca: Peçanha, Natália Batista
Resumo: Este trabalho visa criar estórias que tramam e ficcionam situações de bloqueio enfrentadas por estudantes durante situações avaliativas, popularmente conhecidas como o ‘deu branco’, e seu impacto na formação inicial de professores/as de Química. A partir da premissa da fabulação especulativa de Donna Haraway (2023) e das escrevivências de Conceição Evaristo (2020), o foco do estudo baseado nas filosofias da diferença está em criar estórias que estão no entorno do fenômeno do ‘deu branco’ no contexto universitário. A partir do trabalho de pesquisa e da construção da fundamentação teórica, emerge que procedimentos avaliativos que privilegiam provas atrelados às pressões acadêmicas, o estresse, a ansiedade, o medo e a insegurança frequentemente contribuem para as situações de ‘branco’, prejudicando o/a estudante no processo de aprendizagem. As estórias criadas no estudo (O seminário; A fórmula Química; Ensino Médio; A escolha da língua estrangeira no Enem; Infinitos desafios; Experiências educacionais; Voando Além das Inseguranças: A Jornada de Florzinha na Graduação; Reunião escolares; Entre o Domínio e o Branco; O Brilho da Coragem; O Desafio do TCC: A Jornada de Lena Peixinha na Graduação) recorrem à fabulação e à criação ficcional para evidenciar as sutilezas e complexidades que habitam a formação inicial de professores e professoras de Química, destacando como as experiências e os desafios enfrentados por estudantes muitas vezes permanecem invisíveis e imperceptíveis no contexto universitário. Com tal movimento criativo é possível identificar a relevância de repensarmos os instrumentos avaliativos empregados no contexto da formação docente, além da forma como são implementados, considerando que eles produzem efeitos diretos nos corpos e vidas dos/as futuros/as profissionais da educação. Ademais, há urgência de pensarmos o fenômeno do ‘deu branco’ como algo que precisa de atenção no âmbito da própria formação docente, já que diz respeito à coletividade e múltiplas subjetividades docentes que estão em formação e, futuramente, atuação profissional nas instituições de ensino.
Palavras-chave: Formação inicial de professores/as de Química
Estórias
Avaliação
Formación inicial de profesores de Química
Historias
Evaluación
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ABADIA,Thalia Amanda. O 'deu branco' na formação inicial de professores/as de Química. 2024. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43822
Data de defesa: 4-Nov-2024
Aparece nas coleções:TCC - Química (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FormaçãoInicialProfessoresTCC1.47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons