Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43822
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Abadia, Thalia Amanda | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-11T13:32:16Z | - |
dc.date.available | 2024-11-11T13:32:16Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-04 | - |
dc.identifier.citation | ABADIA,Thalia Amanda. O 'deu branco' na formação inicial de professores/as de Química. 2024. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43822 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Formação inicial de professores/as de Química | pt_BR |
dc.subject | Estórias | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Formación inicial de profesores de Química | pt_BR |
dc.subject | Historias | pt_BR |
dc.subject | Evaluación | pt_BR |
dc.title | O 'deu branco' na formação inicial de professores/as de Química | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rigue, Fernanda Monteiro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1520364228695308 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sales, Tiago Amaral | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2295345372533795 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Peçanha, Natália Batista | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4873086559634718 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho visa criar estórias que tramam e ficcionam situações de bloqueio enfrentadas por estudantes durante situações avaliativas, popularmente conhecidas como o ‘deu branco’, e seu impacto na formação inicial de professores/as de Química. A partir da premissa da fabulação especulativa de Donna Haraway (2023) e das escrevivências de Conceição Evaristo (2020), o foco do estudo baseado nas filosofias da diferença está em criar estórias que estão no entorno do fenômeno do ‘deu branco’ no contexto universitário. A partir do trabalho de pesquisa e da construção da fundamentação teórica, emerge que procedimentos avaliativos que privilegiam provas atrelados às pressões acadêmicas, o estresse, a ansiedade, o medo e a insegurança frequentemente contribuem para as situações de ‘branco’, prejudicando o/a estudante no processo de aprendizagem. As estórias criadas no estudo (O seminário; A fórmula Química; Ensino Médio; A escolha da língua estrangeira no Enem; Infinitos desafios; Experiências educacionais; Voando Além das Inseguranças: A Jornada de Florzinha na Graduação; Reunião escolares; Entre o Domínio e o Branco; O Brilho da Coragem; O Desafio do TCC: A Jornada de Lena Peixinha na Graduação) recorrem à fabulação e à criação ficcional para evidenciar as sutilezas e complexidades que habitam a formação inicial de professores e professoras de Química, destacando como as experiências e os desafios enfrentados por estudantes muitas vezes permanecem invisíveis e imperceptíveis no contexto universitário. Com tal movimento criativo é possível identificar a relevância de repensarmos os instrumentos avaliativos empregados no contexto da formação docente, além da forma como são implementados, considerando que eles produzem efeitos diretos nos corpos e vidas dos/as futuros/as profissionais da educação. Ademais, há urgência de pensarmos o fenômeno do ‘deu branco’ como algo que precisa de atenção no âmbito da própria formação docente, já que diz respeito à coletividade e múltiplas subjetividades docentes que estão em formação e, futuramente, atuação profissional nas instituições de ensino. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Química | pt_BR |
dc.sizeorduration | 51 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 171485664 | - |
Appears in Collections: | TCC - Química (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FormaçãoInicialProfessores | TCC | 1.47 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License