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dc.creatorAbadia, Thalia Amanda-
dc.date.accessioned2024-11-11T13:32:16Z-
dc.date.available2024-11-11T13:32:16Z-
dc.date.issued2024-11-04-
dc.identifier.citationABADIA,Thalia Amanda. O 'deu branco' na formação inicial de professores/as de Química. 2024. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43822-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectFormação inicial de professores/as de Químicapt_BR
dc.subjectEstóriaspt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectFormación inicial de profesores de Químicapt_BR
dc.subjectHistoriaspt_BR
dc.subjectEvaluaciónpt_BR
dc.titleO 'deu branco' na formação inicial de professores/as de Químicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rigue, Fernanda Monteiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1520364228695308pt_BR
dc.contributor.referee1Sales, Tiago Amaral-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2295345372533795pt_BR
dc.contributor.referee2Peçanha, Natália Batista-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4873086559634718pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visa criar estórias que tramam e ficcionam situações de bloqueio enfrentadas por estudantes durante situações avaliativas, popularmente conhecidas como o ‘deu branco’, e seu impacto na formação inicial de professores/as de Química. A partir da premissa da fabulação especulativa de Donna Haraway (2023) e das escrevivências de Conceição Evaristo (2020), o foco do estudo baseado nas filosofias da diferença está em criar estórias que estão no entorno do fenômeno do ‘deu branco’ no contexto universitário. A partir do trabalho de pesquisa e da construção da fundamentação teórica, emerge que procedimentos avaliativos que privilegiam provas atrelados às pressões acadêmicas, o estresse, a ansiedade, o medo e a insegurança frequentemente contribuem para as situações de ‘branco’, prejudicando o/a estudante no processo de aprendizagem. As estórias criadas no estudo (O seminário; A fórmula Química; Ensino Médio; A escolha da língua estrangeira no Enem; Infinitos desafios; Experiências educacionais; Voando Além das Inseguranças: A Jornada de Florzinha na Graduação; Reunião escolares; Entre o Domínio e o Branco; O Brilho da Coragem; O Desafio do TCC: A Jornada de Lena Peixinha na Graduação) recorrem à fabulação e à criação ficcional para evidenciar as sutilezas e complexidades que habitam a formação inicial de professores e professoras de Química, destacando como as experiências e os desafios enfrentados por estudantes muitas vezes permanecem invisíveis e imperceptíveis no contexto universitário. Com tal movimento criativo é possível identificar a relevância de repensarmos os instrumentos avaliativos empregados no contexto da formação docente, além da forma como são implementados, considerando que eles produzem efeitos diretos nos corpos e vidas dos/as futuros/as profissionais da educação. Ademais, há urgência de pensarmos o fenômeno do ‘deu branco’ como algo que precisa de atenção no âmbito da própria formação docente, já que diz respeito à coletividade e múltiplas subjetividades docentes que estão em formação e, futuramente, atuação profissional nas instituições de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseQuímicapt_BR
dc.sizeorduration51pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.orcid.putcode171485664-
Appears in Collections:TCC - Química (Ituiutaba / Pontal)

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