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ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-8541-6192
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2026-04-23
Título: Educação Ambiental e o emprego de marcadores genéticos moleculares na preservação da biodiversidade brasileira
Autor(es): Mineiro, Bruna de Moraes
Primeiro orientador: Rezende, Alexandre Azenha Alves de
Primeiro membro da banca: Manfrin, Maura Helena
Segundo membro da banca: Giaretta, Kátia Gomes Facure
Resumo: A biodiversidade brasileira é rica, abrangente e distribuída em ecossistemas diversos. Há muito tempo enfrenta ameaças como desmatamento, exploração ilegal e mudanças climáticas. Alguns desses fatores reduzem os habitats disponíveis e isolam as populações, aumentando o risco de extinção de várias espécies. Ações de conservação são fundamentais para manter o equilíbrio dos ecossistemas e proteger espécies ameaçadas. A elaboração da Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção pelo Ministério do Meio Ambiente é um importante passo nesse sentido, fornecendo dados para direcionar políticas de conservação e uso de recursos. A genética da conservação emerge como uma disciplina chave, utilizando marcadores genéticos moleculares para avaliar a diversidade genética, estrutura populacional e padrões de fluxo gênico. No entanto, ainda há desafios, incluindo a escassez de marcadores específicos e a falta de integração entre genética e ecologia. A educação ambiental desempenha um importante papel na conscientização e engajamento da sociedade na conservação da biodiversidade, destacando a importância da diversidade genética e do uso de marcadores genéticos para direcionar estratégias de conservação.
Palavras-chave: biodiversidade
conservação
educação ambiental
genética da conservação
marcadores genéticos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MINEIRO, Bruna de Moraes. Educação Ambiental e o emprego de marcadores genéticos moleculares na preservação da biodiversidade brasileira. 2024. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43779
Data de defesa: 23-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

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