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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43779
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-8541-6192 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
Término do embargo: | 2026-04-23 |
Título: | Educação Ambiental e o emprego de marcadores genéticos moleculares na preservação da biodiversidade brasileira |
Autor(es): | Mineiro, Bruna de Moraes |
Primeiro orientador: | Rezende, Alexandre Azenha Alves de |
Primeiro membro da banca: | Manfrin, Maura Helena |
Segundo membro da banca: | Giaretta, Kátia Gomes Facure |
Resumo: | A biodiversidade brasileira é rica, abrangente e distribuída em ecossistemas diversos. Há muito tempo enfrenta ameaças como desmatamento, exploração ilegal e mudanças climáticas. Alguns desses fatores reduzem os habitats disponíveis e isolam as populações, aumentando o risco de extinção de várias espécies. Ações de conservação são fundamentais para manter o equilíbrio dos ecossistemas e proteger espécies ameaçadas. A elaboração da Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção pelo Ministério do Meio Ambiente é um importante passo nesse sentido, fornecendo dados para direcionar políticas de conservação e uso de recursos. A genética da conservação emerge como uma disciplina chave, utilizando marcadores genéticos moleculares para avaliar a diversidade genética, estrutura populacional e padrões de fluxo gênico. No entanto, ainda há desafios, incluindo a escassez de marcadores específicos e a falta de integração entre genética e ecologia. A educação ambiental desempenha um importante papel na conscientização e engajamento da sociedade na conservação da biodiversidade, destacando a importância da diversidade genética e do uso de marcadores genéticos para direcionar estratégias de conservação. |
Palavras-chave: | biodiversidade conservação educação ambiental genética da conservação marcadores genéticos |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | MINEIRO, Bruna de Moraes. Educação Ambiental e o emprego de marcadores genéticos moleculares na preservação da biodiversidade brasileira. 2024. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43779 |
Data de defesa: | 23-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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EducaçãoAmbientalEmprego.pdf Até 2026-04-23 | TCC | 3.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
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