Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43779
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-8541-6192
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Embargado
Embargo Date: 2026-04-23
Title: Educação Ambiental e o emprego de marcadores genéticos moleculares na preservação da biodiversidade brasileira
Author: Mineiro, Bruna de Moraes
First Advisor: Rezende, Alexandre Azenha Alves de
First member of the Committee: Manfrin, Maura Helena
Second member of the Committee: Giaretta, Kátia Gomes Facure
Summary: A biodiversidade brasileira é rica, abrangente e distribuída em ecossistemas diversos. Há muito tempo enfrenta ameaças como desmatamento, exploração ilegal e mudanças climáticas. Alguns desses fatores reduzem os habitats disponíveis e isolam as populações, aumentando o risco de extinção de várias espécies. Ações de conservação são fundamentais para manter o equilíbrio dos ecossistemas e proteger espécies ameaçadas. A elaboração da Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção pelo Ministério do Meio Ambiente é um importante passo nesse sentido, fornecendo dados para direcionar políticas de conservação e uso de recursos. A genética da conservação emerge como uma disciplina chave, utilizando marcadores genéticos moleculares para avaliar a diversidade genética, estrutura populacional e padrões de fluxo gênico. No entanto, ainda há desafios, incluindo a escassez de marcadores específicos e a falta de integração entre genética e ecologia. A educação ambiental desempenha um importante papel na conscientização e engajamento da sociedade na conservação da biodiversidade, destacando a importância da diversidade genética e do uso de marcadores genéticos para direcionar estratégias de conservação.
Keywords: biodiversidade
conservação
educação ambiental
genética da conservação
marcadores genéticos
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: MINEIRO, Bruna de Moraes. Educação Ambiental e o emprego de marcadores genéticos moleculares na preservação da biodiversidade brasileira. 2024. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43779
Date of defense: 23-Apr-2024
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducaçãoAmbientalEmprego.pdf
  Until 2026-04-23
TCC3.29 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.