Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43778
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-8934-3847
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2026-04-23
Título: CSuaI: investigação criminal
Autor(es): Carvalho, Stéphane de
Primeiro orientador: Rezende, Alexandre Azenha Alves de
Primeiro membro da banca: Calábria, Luciana Karen
Segundo membro da banca: Bacri, Ana Paula Romero
Resumo: A genética molecular e a genética forense são áreas da Biologia que fornecem aos estudantes conhecimentos científicos, estímulo do pensamento crítico e desenvolvimento de habilidades técnicas, proporcionando maior entendimento da diversidade genética e contribuindo para a resolução de questões legais. Ademais, o uso de ferramentas moleculares para pesquisas genéticas, diagnóstico de paternidade, mapeamento genético, identificação de suspeitos e a resolução de casos também são realizados graças à genética, permitindo implementar banco de dados com o objetivo de auxiliar na solução de casos com a investigação de vítimas e de suspeitos por meio de vestígios biológicos, comprovando a inocência ou culpabilidade, Diante desse contexto, o jogo CSuaI foi desenvolvido, sendo um material didático que visa estimular o interesse e a curiosidade de estudantes no estudo da genética molecular e suas aplicações, possibilitando a aprendizagem por investigação, além de facilitar a compreensão dos termos e técnicas envolvidos na análise do genoma humano, relacionando o conhecimento científico com fenômenos do cotidiano. Por meio desse recurso educativo, busca-se promover o aprendizado ativo, reforçar habilidades cognitivas e proporcionar uma visão mais ampla sobre a importância das análises moleculares na investigação forense e na justiça criminal. Assim, devem ser oportunizadas práticas reflexivas que fomentem a pesquisa, coleta e seleção de informações e aplicação do conhecimento. Nesse sentido, a utilização de jogos didáticos pode ser um caminho viável, já que pode auxiliar no preenchimento de diversas lacunas deixadas pelo processo de transmissão-recepção do conteúdo, facilitando a construção e apropriação do conhecimento, ampliando as possibilidades de visualização do conhecimento científico e despertando o interesse e a curiosidade de estudantes, além de contribuir para ampliação do repertório didático de professores de Genética.
Palavras-chave: Genética
Material didático
Aprendizado ativo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CARVALHO, Stéphane de. CSuaI: investigação criminal. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43778
Data de defesa: 23-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CSuaIInvestigaçãoCriminal.pdf
  Até 2026-04-23
TCC5.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons