Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43778
ORCID: | http://orcid.org/0009-0005-8934-3847 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
Término do embargo: | 2026-04-23 |
Título: | CSuaI: investigação criminal |
Autor(es): | Carvalho, Stéphane de |
Primeiro orientador: | Rezende, Alexandre Azenha Alves de |
Primeiro membro da banca: | Calábria, Luciana Karen |
Segundo membro da banca: | Bacri, Ana Paula Romero |
Resumo: | A genética molecular e a genética forense são áreas da Biologia que fornecem aos estudantes conhecimentos científicos, estímulo do pensamento crítico e desenvolvimento de habilidades técnicas, proporcionando maior entendimento da diversidade genética e contribuindo para a resolução de questões legais. Ademais, o uso de ferramentas moleculares para pesquisas genéticas, diagnóstico de paternidade, mapeamento genético, identificação de suspeitos e a resolução de casos também são realizados graças à genética, permitindo implementar banco de dados com o objetivo de auxiliar na solução de casos com a investigação de vítimas e de suspeitos por meio de vestígios biológicos, comprovando a inocência ou culpabilidade, Diante desse contexto, o jogo CSuaI foi desenvolvido, sendo um material didático que visa estimular o interesse e a curiosidade de estudantes no estudo da genética molecular e suas aplicações, possibilitando a aprendizagem por investigação, além de facilitar a compreensão dos termos e técnicas envolvidos na análise do genoma humano, relacionando o conhecimento científico com fenômenos do cotidiano. Por meio desse recurso educativo, busca-se promover o aprendizado ativo, reforçar habilidades cognitivas e proporcionar uma visão mais ampla sobre a importância das análises moleculares na investigação forense e na justiça criminal. Assim, devem ser oportunizadas práticas reflexivas que fomentem a pesquisa, coleta e seleção de informações e aplicação do conhecimento. Nesse sentido, a utilização de jogos didáticos pode ser um caminho viável, já que pode auxiliar no preenchimento de diversas lacunas deixadas pelo processo de transmissão-recepção do conteúdo, facilitando a construção e apropriação do conhecimento, ampliando as possibilidades de visualização do conhecimento científico e despertando o interesse e a curiosidade de estudantes, além de contribuir para ampliação do repertório didático de professores de Genética. |
Palavras-chave: | Genética Material didático Aprendizado ativo |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | CARVALHO, Stéphane de. CSuaI: investigação criminal. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43778 |
Data de defesa: | 23-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CSuaIInvestigaçãoCriminal.pdf Até 2026-04-23 | TCC | 5.72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons