Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43778
ORCID: | http://orcid.org/0009-0005-8934-3847 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Embargado |
Fecha de embargo: | 2026-04-23 |
Título: | CSuaI: investigação criminal |
Autor: | Carvalho, Stéphane de |
Primer orientador: | Rezende, Alexandre Azenha Alves de |
Primer miembro de la banca: | Calábria, Luciana Karen |
Segundo miembro de la banca: | Bacri, Ana Paula Romero |
Resumen: | A genética molecular e a genética forense são áreas da Biologia que fornecem aos estudantes conhecimentos científicos, estímulo do pensamento crítico e desenvolvimento de habilidades técnicas, proporcionando maior entendimento da diversidade genética e contribuindo para a resolução de questões legais. Ademais, o uso de ferramentas moleculares para pesquisas genéticas, diagnóstico de paternidade, mapeamento genético, identificação de suspeitos e a resolução de casos também são realizados graças à genética, permitindo implementar banco de dados com o objetivo de auxiliar na solução de casos com a investigação de vítimas e de suspeitos por meio de vestígios biológicos, comprovando a inocência ou culpabilidade, Diante desse contexto, o jogo CSuaI foi desenvolvido, sendo um material didático que visa estimular o interesse e a curiosidade de estudantes no estudo da genética molecular e suas aplicações, possibilitando a aprendizagem por investigação, além de facilitar a compreensão dos termos e técnicas envolvidos na análise do genoma humano, relacionando o conhecimento científico com fenômenos do cotidiano. Por meio desse recurso educativo, busca-se promover o aprendizado ativo, reforçar habilidades cognitivas e proporcionar uma visão mais ampla sobre a importância das análises moleculares na investigação forense e na justiça criminal. Assim, devem ser oportunizadas práticas reflexivas que fomentem a pesquisa, coleta e seleção de informações e aplicação do conhecimento. Nesse sentido, a utilização de jogos didáticos pode ser um caminho viável, já que pode auxiliar no preenchimento de diversas lacunas deixadas pelo processo de transmissão-recepção do conteúdo, facilitando a construção e apropriação do conhecimento, ampliando as possibilidades de visualização do conhecimento científico e despertando o interesse e a curiosidade de estudantes, além de contribuir para ampliação do repertório didático de professores de Genética. |
Palabras clave: | Genética Material didático Aprendizado ativo |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | CARVALHO, Stéphane de. CSuaI: investigação criminal. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43778 |
Fecha de defensa: | 23-abr-2024 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CSuaIInvestigaçãoCriminal.pdf Hasta 2026-04-23 | TCC | 5.72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Request a copy |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons