Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43778
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-8934-3847
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Embargado
Embargo Date: 2026-04-23
Title: CSuaI: investigação criminal
Author: Carvalho, Stéphane de
First Advisor: Rezende, Alexandre Azenha Alves de
First member of the Committee: Calábria, Luciana Karen
Second member of the Committee: Bacri, Ana Paula Romero
Summary: A genética molecular e a genética forense são áreas da Biologia que fornecem aos estudantes conhecimentos científicos, estímulo do pensamento crítico e desenvolvimento de habilidades técnicas, proporcionando maior entendimento da diversidade genética e contribuindo para a resolução de questões legais. Ademais, o uso de ferramentas moleculares para pesquisas genéticas, diagnóstico de paternidade, mapeamento genético, identificação de suspeitos e a resolução de casos também são realizados graças à genética, permitindo implementar banco de dados com o objetivo de auxiliar na solução de casos com a investigação de vítimas e de suspeitos por meio de vestígios biológicos, comprovando a inocência ou culpabilidade, Diante desse contexto, o jogo CSuaI foi desenvolvido, sendo um material didático que visa estimular o interesse e a curiosidade de estudantes no estudo da genética molecular e suas aplicações, possibilitando a aprendizagem por investigação, além de facilitar a compreensão dos termos e técnicas envolvidos na análise do genoma humano, relacionando o conhecimento científico com fenômenos do cotidiano. Por meio desse recurso educativo, busca-se promover o aprendizado ativo, reforçar habilidades cognitivas e proporcionar uma visão mais ampla sobre a importância das análises moleculares na investigação forense e na justiça criminal. Assim, devem ser oportunizadas práticas reflexivas que fomentem a pesquisa, coleta e seleção de informações e aplicação do conhecimento. Nesse sentido, a utilização de jogos didáticos pode ser um caminho viável, já que pode auxiliar no preenchimento de diversas lacunas deixadas pelo processo de transmissão-recepção do conteúdo, facilitando a construção e apropriação do conhecimento, ampliando as possibilidades de visualização do conhecimento científico e despertando o interesse e a curiosidade de estudantes, além de contribuir para ampliação do repertório didático de professores de Genética.
Keywords: Genética
Material didático
Aprendizado ativo
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: CARVALHO, Stéphane de. CSuaI: investigação criminal. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43778
Date of defense: 23-Apr-2024
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CSuaIInvestigaçãoCriminal.pdf
  Until 2026-04-23
TCC5.72 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons