Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43771
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Aprendendo a salvar vidas: relato das experiências de organização do curso “Noções Básicas de Primeiros Socorros” |
Título(s) alternativo(s): | Learning to save lives: report on the experiences of organizing the course "Basic First Aid Concepts" |
Autor(es): | Abrão, Pamela Ribeiro da Cunha |
Primeiro orientador: | Mendes-Rodrigues, Clesnan |
Primeiro coorientador: | Holanda, Ricardo Gonçalves de |
Primeiro membro da banca: | Souza, Antonina Henrique de |
Segundo membro da banca: | Malaquias, Bruna Stephanie Sousa |
Resumo: | Os primeiros socorros consistem nos cuidados iniciais que devem ser prontamente oferecidos a uma pessoa que tenha sofrido um acidente ou mal súbito, e que coloque em risco sua vida; sendo o seu objetivo preservar as funções vitais, prevenindo a deterioração de suas condições, por meio da aplicação de medidas e procedimentos, até que a assistência qualificada (serviço de socorro) chegue. Sendo assim, a finalidade desse relato é descrever a experiência de discentes de graduação em Enfermagem de uma universidade pública do Triângulo Mineiro em construir um curso prático, ministrado em 2023, sobre noções básicas de primeiros socorros com a utilização da metodologia ativa no seu desenvolvimento. Tal curso foi desenvolvido a partir de uma parceria firmada entre discentes e docentes de um grupo de pesquisa e de uma liga acadêmica de urgência e emergência em Enfermagem desta Universidade. Essa metodologia propiciou o trabalho em equipe, incentivou o protagonismo dos discentes e cursistas na busca por soluções que contribuíram na construção do conhecimento sobre noções básicas de primeiros socorros. |
Abstract: | First aid consists of the initial care that should be promptly offered to a person who has suffered an accident or sudden illness, and which puts their life at risk; its objective is to preserve vital functions, preventing the deterioration of their condition, through the application of measures and procedures until qualified assistance (emergency services) arrives. Therefore, the purpose of this report is to describe the experience of undergraduate Nursing students from a public university in the Triângulo Mineiro region in creating a practical course, conducted in 2023, on basic first aid concepts using active methodology in its development. This course was developed through a partnership established between students and faculty members of a research group and an academic emergency and urgency league in Nursing at this University. This methodology promoted teamwork, encouraged the leadership of students and participants in the search for solutions that contributed to the construction of knowledge about basic first aid concepts. |
Palavras-chave: | Primeiros Socorros Educação em Saúde Urgência e Emergência Enfermagem Metodologia Ativa Primeros Auxilios Educación en Salud Urgencia y Emergencia Enfermería Metodología Activa |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | ABRÃO, Pamela Ribeiro da Cunha. Aprendendo a salvar vidas: relato das experiências de organização do curso “Noções Básicas de Primeiros Socorros”. 2024. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43771 |
Data de defesa: | 23-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AprendendoSalvarVidas.pdf | TCC | 3.76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.