Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43771
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Aprendendo a salvar vidas: relato das experiências de organização do curso “Noções Básicas de Primeiros Socorros”
Título (s) alternativo (s): Learning to save lives: report on the experiences of organizing the course "Basic First Aid Concepts"
Autor: Abrão, Pamela Ribeiro da Cunha
Primer orientador: Mendes-Rodrigues, Clesnan
Primer coorientador: Holanda, Ricardo Gonçalves de
Primer miembro de la banca: Souza, Antonina Henrique de
Segundo miembro de la banca: Malaquias, Bruna Stephanie Sousa
Resumen: Os primeiros socorros consistem nos cuidados iniciais que devem ser prontamente oferecidos a uma pessoa que tenha sofrido um acidente ou mal súbito, e que coloque em risco sua vida; sendo o seu objetivo preservar as funções vitais, prevenindo a deterioração de suas condições, por meio da aplicação de medidas e procedimentos, até que a assistência qualificada (serviço de socorro) chegue. Sendo assim, a finalidade desse relato é descrever a experiência de discentes de graduação em Enfermagem de uma universidade pública do Triângulo Mineiro em construir um curso prático, ministrado em 2023, sobre noções básicas de primeiros socorros com a utilização da metodologia ativa no seu desenvolvimento. Tal curso foi desenvolvido a partir de uma parceria firmada entre discentes e docentes de um grupo de pesquisa e de uma liga acadêmica de urgência e emergência em Enfermagem desta Universidade. Essa metodologia propiciou o trabalho em equipe, incentivou o protagonismo dos discentes e cursistas na busca por soluções que contribuíram na construção do conhecimento sobre noções básicas de primeiros socorros.
Abstract: First aid consists of the initial care that should be promptly offered to a person who has suffered an accident or sudden illness, and which puts their life at risk; its objective is to preserve vital functions, preventing the deterioration of their condition, through the application of measures and procedures until qualified assistance (emergency services) arrives. Therefore, the purpose of this report is to describe the experience of undergraduate Nursing students from a public university in the Triângulo Mineiro region in creating a practical course, conducted in 2023, on basic first aid concepts using active methodology in its development. This course was developed through a partnership established between students and faculty members of a research group and an academic emergency and urgency league in Nursing at this University. This methodology promoted teamwork, encouraged the leadership of students and participants in the search for solutions that contributed to the construction of knowledge about basic first aid concepts.
Palabras clave: Primeiros Socorros
Educação em Saúde
Urgência e Emergência
Enfermagem
Metodologia Ativa
Primeros Auxilios
Educación en Salud
Urgencia y Emergencia
Enfermería
Metodología Activa
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ABRÃO, Pamela Ribeiro da Cunha. Aprendendo a salvar vidas: relato das experiências de organização do curso “Noções Básicas de Primeiros Socorros”. 2024. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43771
Fecha de defensa: 23-oct-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AprendendoSalvarVidas.pdfTCC3.76 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.