Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43770
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-6407-8979
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Cultura de Inovação e Intraempeendedorismo: Estudo de Caso em uma Franqueada da V4 Company
Autor: Ribeiro, Mikael Amaral
Primer orientador: Carrijo, Michelle de Castro
Primer miembro de la banca: Bueno, Janaina Maria
Segundo miembro de la banca: Maemura, Marcia Mitie Durante
Resumen: Em um cenário marcado por rápidas transformações tecnológicas e uma concorrência cada vez mais intensa, as empresas enfrentam a necessidade premente de inovar para garantir sua competitividade e sobrevivência. As empresas então, tem se preocupado crescentemente com sua cultura de inovação, desenvolvendo mecanismos a fim de criar e difundir essa cultura por todo ambiente organizacional. Este estudo propõe-se a investigar se existe de fato uma cultura de inovação em uma unidade franqueada da V4 Company e se o Intraempreendedorismo está presente como forma de promover essa cultura. A pesquisa é do tipo descritiva com abordagem qualitativa e utiliza-se do estudo de caso para coleta de dados, a qual foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada com o sócio franqueado em julho de 2023. As informações foram analisadas por meio do método de análise de conteúdo. Os resultados revelam que, embora existam iniciativas indicativas de uma cultura de inovação na unidade franqueada da V4 Company, o modelo de franquias impõe limitações que restringem a ocorrência do intraempreendedorismo.
Abstract: In a rapidly changing technological landscape with intense competition, companies must innovate to maintain competitiveness and survival. This study explores the presence of an innovation culture and intrapreneurship within a franchised unit of V4 Company. Utilizing a descriptive qualitative approach and case study method, data was collected through a semi-structured interview with a franchise partner in July 2023 and analyzed via content analysis methods. Findings suggest that while there are indications of an innovation culture, the franchising model imposes constraints that limit intrapreneurial activities within the organization.
Palabras clave: Cultura de inovação
Intraempreendedorismo
Marketing
Innovation culture
Intrapreneurship
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: RIBEIRO, Mikael Amaral. Cultura de inovação e intraempreendedorismo: estudo de caso em uma franqueada da v4 company. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43770
Fecha de defensa: 24-abr-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Gestão da Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CulturaInovaçãoIntraempeendedorismo.pdfTCC344.21 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons