Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43770
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-6407-8979
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Cultura de Inovação e Intraempeendedorismo: Estudo de Caso em uma Franqueada da V4 Company
Author: Ribeiro, Mikael Amaral
First Advisor: Carrijo, Michelle de Castro
First member of the Committee: Bueno, Janaina Maria
Second member of the Committee: Maemura, Marcia Mitie Durante
Summary: Em um cenário marcado por rápidas transformações tecnológicas e uma concorrência cada vez mais intensa, as empresas enfrentam a necessidade premente de inovar para garantir sua competitividade e sobrevivência. As empresas então, tem se preocupado crescentemente com sua cultura de inovação, desenvolvendo mecanismos a fim de criar e difundir essa cultura por todo ambiente organizacional. Este estudo propõe-se a investigar se existe de fato uma cultura de inovação em uma unidade franqueada da V4 Company e se o Intraempreendedorismo está presente como forma de promover essa cultura. A pesquisa é do tipo descritiva com abordagem qualitativa e utiliza-se do estudo de caso para coleta de dados, a qual foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada com o sócio franqueado em julho de 2023. As informações foram analisadas por meio do método de análise de conteúdo. Os resultados revelam que, embora existam iniciativas indicativas de uma cultura de inovação na unidade franqueada da V4 Company, o modelo de franquias impõe limitações que restringem a ocorrência do intraempreendedorismo.
Abstract: In a rapidly changing technological landscape with intense competition, companies must innovate to maintain competitiveness and survival. This study explores the presence of an innovation culture and intrapreneurship within a franchised unit of V4 Company. Utilizing a descriptive qualitative approach and case study method, data was collected through a semi-structured interview with a franchise partner in July 2023 and analyzed via content analysis methods. Findings suggest that while there are indications of an innovation culture, the franchising model imposes constraints that limit intrapreneurial activities within the organization.
Keywords: Cultura de inovação
Intraempreendedorismo
Marketing
Innovation culture
Intrapreneurship
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: RIBEIRO, Mikael Amaral. Cultura de inovação e intraempreendedorismo: estudo de caso em uma franqueada da v4 company. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43770
Date of defense: 24-Apr-2024
Appears in Collections:TCC - Gestão da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CulturaInovaçãoIntraempeendedorismo.pdfTCC344.21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons