Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43770
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRibeiro, Mikael Amaral-
dc.date.accessioned2024-11-01T18:10:36Z-
dc.date.available2024-11-01T18:10:36Z-
dc.date.issued2024-04-24-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Mikael Amaral. Cultura de inovação e intraempreendedorismo: estudo de caso em uma franqueada da v4 company. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43770-
dc.description.abstractIn a rapidly changing technological landscape with intense competition, companies must innovate to maintain competitiveness and survival. This study explores the presence of an innovation culture and intrapreneurship within a franchised unit of V4 Company. Utilizing a descriptive qualitative approach and case study method, data was collected through a semi-structured interview with a franchise partner in July 2023 and analyzed via content analysis methods. Findings suggest that while there are indications of an innovation culture, the franchising model imposes constraints that limit intrapreneurial activities within the organization.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectCultura de inovaçãopt_BR
dc.subjectIntraempreendedorismopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectInnovation culturept_BR
dc.subjectIntrapreneurshippt_BR
dc.titleCultura de Inovação e Intraempeendedorismo: Estudo de Caso em uma Franqueada da V4 Companypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Carrijo, Michelle de Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7010983993215865pt_BR
dc.contributor.referee1Bueno, Janaina Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9091229487265299pt_BR
dc.contributor.referee2Maemura, Marcia Mitie Durante-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4615019378986193pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEm um cenário marcado por rápidas transformações tecnológicas e uma concorrência cada vez mais intensa, as empresas enfrentam a necessidade premente de inovar para garantir sua competitividade e sobrevivência. As empresas então, tem se preocupado crescentemente com sua cultura de inovação, desenvolvendo mecanismos a fim de criar e difundir essa cultura por todo ambiente organizacional. Este estudo propõe-se a investigar se existe de fato uma cultura de inovação em uma unidade franqueada da V4 Company e se o Intraempreendedorismo está presente como forma de promover essa cultura. A pesquisa é do tipo descritiva com abordagem qualitativa e utiliza-se do estudo de caso para coleta de dados, a qual foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada com o sócio franqueado em julho de 2023. As informações foram analisadas por meio do método de análise de conteúdo. Os resultados revelam que, embora existam iniciativas indicativas de uma cultura de inovação na unidade franqueada da V4 Company, o modelo de franquias impõe limitações que restringem a ocorrência do intraempreendedorismo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGestão da Informaçãopt_BR
dc.sizeorduration25pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.orcid.putcode170828836-
Appears in Collections:TCC - Gestão da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CulturaInovaçãoIntraempeendedorismo.pdfTCC344.21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons