Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43734
ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-3141-9500
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Educação e Trabalho: a formação de trabalhadores nos cursos técnicos do Instituto Federal de Goiás, Campus Itumbiara-GO
Título (s) alternativo (s): Education and Work: training workers in technical courses at the Federal Institute of Goiás, Itumbiara-GO Campus
Autor: Oliveira, Rosaine Aparecida Silva
Primer orientador: França, Robson Luiz de
Primer miembro de la banca: Tano, Cleide Francisca de Souza
Segundo miembro de la banca: Morais, Sérgio Paulo
Resumen: Esta pesquisa se vincula a linha de Pesquisa, qual seja, trabalho, sociedade e educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (FACED) da Universidade Federal de Uberlândia. A presente pesquisa aponta como tema a relação entre a formação profissional tecnológica e o mercado de trabalho no contexto das políticas de expansão da educação do Instituto Federal de Goiás de Itumbiara – GO e dessa forma, buscando responder ao seguinte problema: de que modo a relação entre a formação profissional tecnológica e o mercado de trabalho no contexto das políticas de expansão da educação está expressa em documentos oficiais do Instituto Federal de Goiás de Itumbiara – GO no período de 2008 até 2015? A partir da problemática define-se como objetivo geral: analisar como a relação da formação profissional tecnológica e o mercado de trabalho no contexto das políticas de expansão da educação estão expressas em documentos oficiais do Instituto Federal de Goiás de Itumbiara – GO no período de 2008 e 2015. Como objetivos específicos determina-se: investigar os documentos de criação e autorização dos cursos Técnicos Integrados de Eletrotécnica e Química; analisar os Projetos Pedagógicos de Curso dos cursos Técnicos Integrados com o Ensino Médio dos cursos de Eletrotécnica e Química; identificar como ocorre a relação da formação profissional tecnológica e a inserção dos estudantes no mercado de trabalho nos cursos Técnicos Integrados. Para o desenvolvimento da pesquisa adota-se a pesquisa qualitativa de cunho exploratório e documental, pautada no estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram a análise dos documentos de criação e desenvolvimento dos Cursos Técnicos investigados, quais sejam, Eletrotécnica e Química; os Projetos Pedagógicos de Curso, para analisar aspectos como o perfil do profissional a ser formado, as ementas das disciplinas, a relação profissional tecnológica e o mercado de trabalho, documentos de estágio supervisionado para compreender com os estudantes são encaminhados para o mercado de trabalho e ações voltadas para a inserção destes no mercado de trabalho após a conclusão dos cursos. O recorte temporal, 2008-2015, na qual deverá abarcar o período de criação do IF’s nos Estados brasileiros mediante da Lei n.º 11.892 de 29 de dezembro de 2008, que legitimou o surgimento do IFG/Campus Itumbiara e as autorizações de funcionamento dos cursos Técnicos Integrados de Eletrotécnica e Química. A carga horária total dos cursos é de 3668 horas totais, divididas em componentes curriculares (3340 horas), atividades complementares (120 horas) e estágio obrigatório (200 horas). Mediante a análise dos componentes curriculares e da carga horária é possível apresentar indícios iniciais de que ocorre pouco articulação entre a formação geral e a específica. O IF oferece boa infraestrutura para os com salas de aula, auditório, quadra poliesportiva e academia de ginástica, laboratórios de informática, laboratórios de biologia geral e microbiologia e microscopia, laboratório de física, laboratório de química e laboratórios de indústria. Possuem um corpo docente e administrativo com profissionais formadas nas áreas de atuação e com cursos de pós-graduação. Observa-se a necessidade de pesquisa de campo envolvendo os cursos técnicos em Eletrotécnica e Química, para se ampliar a compreensão da relação da formação profissional tecnológica e a inserção dos estudantes no mercado de trabalho.
Abstract: This research is linked to the research line of work, society and education of the Graduate Program in Education (FACED) of the Federal University of Uberlândia. The theme of this research is the relationship between technological vocational training and the job market in the context of the education expansion policies of the Federal Institute of Goiás in Itumbiara, Goiás, thus seeking to answer the following problem: in what way is the relationship between technological vocational training and the job market in the context of education expansion policies expressed in official documents of the Federal Institute of Goiás in Itumbiara, Goiás, between 2008 and 2015? The general objective is to analyze how the relationship between technological vocational training and the job market in the context of education expansion policies is expressed in official documents of the Federal Institute of Goiás of Itumbiara - GO from 2008 to 2015. The specific objectives are: to investigate the documents creating and authorizing the Integrated Technical Courses in Electrotechnics and Chemistry; to analyse the Course Pedagogical Projects of the Integrated Technical Courses with Secondary Education in Electrotechnics and Chemistry; and to identify how technological vocational training relates to the integration of students into the job market in the Integrated Technical Courses. The research adopted a qualitative, exploratory and documentary approach, based on a case study. The data collection instruments were the analysis of the creation and development documents of the Technical Courses investigated, namely Electrotechnics and Chemistry; the Course Pedagogical Projects, to analyze aspects such as the profile of the professional to be trained, the syllabus of the subjects, the technological professional relationship and the job market, supervised internship documents to understand how students are referred to the job market and actions aimed at inserting them in the job market after completing the courses. The time frame, 2008-2015, should cover the period of creation of the IFs in the Brazilian states through Law No. 11.892 of December 29, 2008, which legitimized the emergence of the IFG/Campus Itumbiara and the authorizations to operate the Integrated Technical courses in Electrotechnics and Chemistry. The total workload of the courses is 3668 hours, divided into curricular components (3340 hours), complementary activities (120 hours) and compulsory internship (200 hours). An analysis of the curricular components and workload provides initial indications that there is little articulation between general and specific training. The IF offers good infrastructure for students, with classrooms, an auditorium, a sports court and a gym, computer labs, general biology, microbiology and microscopy labs, a physics lab, a chemistry lab and industrial labs. The teaching and administrative staff are professionals trained in their fields and have completed postgraduate courses. There is a need for field research involving the technical courses in Electrotechnics and Chemistry, in order to broaden our understanding of the relationship between technological vocational training and the integration of students into the job market.
Palabras clave: Educação e trabalho
Education and work
Educação Profissional
Professional education
IFG/Campus Itumbiara
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Tema: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: OLIVEIRA, Rosaine Aparecida Silva. Educação e Trabalho: A formação de trabalhadores nos cursos técnicos do Instituto Federal de Goiás, Campus Itumbiara-GO. 2024. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5185.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5185
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43734
Fecha de defensa: 7-mar-2024
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EducaçãoTrabalhoFormação.pdfDissertação4.41 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.