Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43713
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Memes e outros gêneros digitais sob a ótica do racismo e do antirracismo: Uma proposta de leitura a partir de análises documentais
Título (s) alternativo (s): Memes and other digital genres from the perspective of racism and anti-racism: A reading proposal from documental analysis
Autor: Moreira, Rosilene Mota Mendes
Primer orientador: Miranda, Flávia Danielle Sordi Silva
Primer miembro de la banca: Marine, Talita de Cássia
Segundo miembro de la banca: Ottoni, Maria Aparecida Resende
Tercer miembro de la banca: Sartori, Adriane Teresinha
Resumen: Este Trabalho Final de Conclusão de Curso aborda a leitura e vislumbra contribuir para a compreensão dos documentos oficiais e normativos que regulam e orientam o ensino nas esferas nacional, estadual e em sala de aula, utilizando metodologia de pesquisa documental com abordagem qualitativa, com respaldo em Lüdke e André (1986) e de natureza aplicada, conforme Silveira e Córdova (2009). A análise documental se deu, através de categorias temáticas, que foram definidas como: 1) combate ao preconceito racial e 2) leitura da diversidade de gêneros digitais. Com a finalidade primária de analisar o campo jornalístico/midiático do componente curricular Língua Portuguesa na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), no Currículo Referência de Minas Gerais (MINAS GERAIS, 2018) e nos Planos de Estudos Tutorados (PET, 2020) dos anos finais do ensino fundamental para o estado de Minas Gerais, foi realizado um estudo para compreender como a leitura foi abordada nos documentos. Foi observado o eixo da leitura/escuta para o 8º ano e examinadas habilidades deste campo (do 6º ao 9º ano, do 8º e 9º ano e do 8ºano) na BNCC e no CRMG e em atividades dos Planos de Estudos Tutorados. Como objetivos específicos, pretendi: 1. Analisar as habilidades de leitura do campo jornalístico-midiático do 8º ano, constantes na BNCC, no CRMG e nos PET/2020; 2. Fazer um levantamento dos gêneros para leitura digital, propostos pela BNCC, pelo CRMG e pelos PET neste campo e ano; 3. Desenvolver uma proposta de ensino de leitura, tendo como ponto de partida um gênero digital (meme), a partir de uma temática necessária, o racismo. Para o referencial teórico, sobre leitura, selecionei Freire (1980), Menegassi (2010), Kleiman (2004; 2014) e Vóvio (2010), entre outros. A fim de embasar meu entendimento sobre os gêneros do discurso, os autores escolhidos foram Rojo (2007) e Bakthin (1996; 2011). Para fundamentar o trabalho na Linguística Aplicada, utilizei Damianovic (2005) e Moita Lopes (2006). A partir dos resultados de pesquisa: inviabilidade do que se propõe nos documentos sobre a utilização dos gêneros digitais com a prática em sala de aula, foi elaborada uma proposta de ensino de leitura de acordo com a concepção dialógica de linguagem e os processos de compreensão, interpretação e réplica ativa na leitura de gêneros digitais, a partir da temática: racismo.
Abstract: This Final Course Final Paper addresses reading and aims to contribute to the understanding of official and normative documents that regulate and guide teaching at national, state and classroom levels, using documentary research methodology with a qualitative approach, with support in Lüdke and André (1986) and of an applied nature, according to Silveira and Córdova (2009). The document analysis took place through thematic categories, that were defined as: 1) fighting racial prejudice and 2) reading the diversity of digital genres. With the primary purpose of analyzing the journalistic/media field of the Portuguese Language curricular component in the Common National Curriculum Base (BRASIL, 2018), in the Reference Curriculum of Minas Gerais (MINAS GERAIS, 2018) and in the Tutored Study Plans (PET, 2020) of the final years of elementary school for the state of Minas Gerais, a study was carried out to understand on how reading was approached in documents. The reading/listening axis for the 8th grade was observed and examined: skills in this field (6th to 9th grade, 8th and 9th grade and 8th grade) at BNCC and CRMG and in Tutored Study Plan activities. As specific objectives, I intended: 1. To analyze the reading skills of the journalistic-media field of the 8th grade, included in BNCC, CRMG and PET/2020; 2. Make a survey of the genres for digital reading, proposed by BNCC, CRMG and PET in this field and year; 3. Develop a proposal for teaching reading, having as a starting point a digital genre (meme), from a necessary theme, racism. For the theoretical framework on reading, I selected Freire (1980), Menegassi (2010), Kleiman (2004; 2014); and Vóvio (2010), among others. In order to support my understanding of discourse genres, the chosen authors were: Rojo (2007) and Bakthin (1996; 2011). To support the work in Applied Linguistics, I used Damianovic (2005) and Moita Lopes (2006). Starting From research results: impossibility of what is proposed in the documents about the use of digital genres with practice in the classroom, a proposal for teaching reading was elaborated according to the dialogical conception of language and the processes of understanding, interpretation and active replication in the reading of digital genres, based on the theme: racism.
Palabras clave: análise documental
document analysis
leitura
reading
gêneros digitais
digital genres
ensino fundamental II
elementary school II
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Cita: MOREIRA, Rosilene Mota Mendes. Memes e outros gêneros digitais sob a ótica do racismo e antirracismo: Uma proposta de leitura a partir de análises documentais. 2024. 188 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.8002.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.8002
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43713
Fecha de defensa: 2-sep-2021
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MemesOutrosGeneros.pdfDissertação56.88 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons