Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43687
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-6733-4704
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Teste de preferência para ovoposição da cigarrinha do milho, dalbulus maidis (hemiptera: cicadeliidae), com e sem chance de escolha, após aplicação de caulim em milho.
Autor(es): Lavezo, Livia
Primeiro orientador: Celoto, Fernando Juari
Primeiro membro da banca: Celoto, Mercia Ikarugi Bomfim
Segundo membro da banca: Finotti, Camila Garcia Dutra
Resumo: A cigarrinha Dalbulus maidis tem causado grandes perdas produtivas na cultura do milho, gerando danos diretos, com a sucção da seiva, e indiretos pela transmissão do complexo de enfezamentos, principalmente para o cultivo de milho de segunda safra. O manejo integrado de pragas (MIP) visa uma abordagem estratégica para o controle de pragas pela redução dos danos causados pelos insetos nas culturas agrícolas, associando de forma racional o manejo cultural, químico e biológico. A aplicação de caulim processado ocasiona a deposição de finas partículas nas folhas e frutos e tem sido muito utilizada como proteção contra o estresse solar em culturas variadas. O produto interfere também no processo de escolha das plantas pelo inseto, além de provocar morte por dessecação. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a atividade de diferentes concentrações de caulim, associado a inseticidas, sobre a preferência para oviposição e a reprodução da cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis). Foram instalados dois experimentos em ambiente protegido, com e sem chance de escolha para ovoposição, na Universidade Federal de Uberlândia, seguindo delineamento inteiramente casualizado com seis tratamentos e quatro repetições. Foram realizadas duas aplicações com intervalo de cinco dias, utilizando um pulverizador elétrico equipado com pistola de pulverização e volume de calda de 150 L/ha. Após a segunda aplicação, foram coletadas cigarrinhas da criação estoque mantida na fazenda experimental, usando um aspirador portátil. No experimento com chance de escolha, os vasos foram dispostos aleatoriamente em uma gaiola e no experimento sem chance de escolha, os insetos foram confinados em gaiolas individuais para cada vaso, confeccionadas com tecido tipo voal. Foram liberados cinco insetos por vaso. A avaliação foi realizada 15 dias após a infestação, pela contagem do número de ninfas vivas por planta. Os dados foram analisados e as médias comparadas (Scott-Knott 5%) obtendo a eficiência. A avaliação da análise de dados forneceu informações sobre a eficácia do caulim como uma ferramenta de manejo integrado de pragas, contribuindo para estratégias mais eficazes e alternativas no controle da cigarrinha-do-milho e potencialmente melhorando a produtividade das lavouras de milho . A associação do tratamento de sementes com a aplicação foliar de caulim reduziu o número de ninfas encontradas nas plantas nos dois tipos de teste de preferência. A utilização de caulim aplicado via foliar reduziu o número de ninfas, podendo ser uma alternativa para o manejo de D. maidis em milho.
Palavras-chave: manejo
pragas
ninfas
Management
Pests
Kaolin
Nymphs
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: LAVEZO, Livia. Teste de preferência para ovoposição da cigarrinha do milho, dalbulus maidis (hemiptera: cicadeliidae), com e sem chance de escolha, após aplicação de caulim em milho. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43687
Data de defesa: 4-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TestePreferênciaOvoposição.pdfTCC1.47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.