Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43664
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-5500-5739
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Possibilidades de deslocamento e subversão de discursos hegemônicos na/pela língua inglesa
Título (s) alternativo (s): Possibilities of Shifting and Subverting Hegemonic Discourses in/through the English Language
Autor: Lopes, Gabriel Rodrigues
Primer orientador: Tagata, William Mineo
Primer miembro de la banca: Brito, Cristiane Carvalho de Paula
Segundo miembro de la banca: Peixoto, Mariana Rafaela Batista Silva
Resumen: O presente trabalho investiga alguns dos modos pelos quais a língua inglesa, historicamente instrumentalizada para fins coloniais de controle e dominação, pode configurar-se como um meio de resistência para a afirmação de vozes marginalizadas. Buscou-se examinar a relação entre o inglês e a colonialidade a fim de refletir sobre as contingências e possibilidades que se apresentam a partir de tal relação. Desta forma, esta monografia propõe-se a explorar como a colonialidade da linguagem opera no que se refere à (des)legitimação de práticas discursivas e identidades, bem como identificar alguns dos possíveis elementos e circunstâncias que viabilizam uma tomada de posição contra-hegemônica de afirmação das subjetividades a partir de noções como letramentos de reexistência (Souza, 2016) e práticas translíngues (García; Wei, 2014). Para tanto, as seções presentes neste trabalho abordam, respectivamente, as implicações decorrentes da expansão global do inglês; a relação entre língua e colonialidade em termos de como a matriz colonial produz, atualiza e reforça classificações hierárquicas de sujeitos e suas práticas discursivas; a constituição complexa e múltipla das identidades dos falantes de inglês como língua adicional; e, por fim, as possibilidades de resistência a discursos hegemônicos que podem ser construídas em conformidade com o reconhecimento da heterogeneidade subjetiva dos/as falantes e dos diferente usos sociais da língua inglesa. A metodologia empregada corresponde a uma revisão bibliográfica, isto é, a partir de trabalhos já publicados (Butler, 2023; Hashiguti, 2017; hooks, 2017; García; Wei, 2014; Menezes de Souza, 2019; Pennycook, 2021; Souza, 2016; Veronelli, 2021), articularam-se paralelos entre as teorizações de diferentes pesquisadores/as de modo a propor reflexões que eventualmente provocassem deslocamentos e oferecessem contribuições para a área de ensino-aprendizagem de inglês como língua adicional. Concluiu-se, portanto, que a língua inglesa é, potencialmente, em um meio para a afirmação de vozes marginalizadas, contanto que haja a construção de um local a partir do qual falar; um local que, reconhecido em sua multiplicidade constitutiva, seja um meio para a legitimação do conhecimento linguístico, das experiências pessoais e das subjetividades de sujeitos subalternizados pela lógica colonial.
Abstract: The present paper investigates some of the ways through which the English Language, historically instrumentalized for colonial purposes of control and domination, might constitute a means of resistance and affirmation of marginalized voices. It attempted to examine the relationship between English and coloniality in order to reflect on the contingencies and possibilities that emerge from that relationship. Thus, this monography aims to explore how language coloniality operates in terms of the (de)legitimization of discursive practices and identities, as well as to identify some of the potential elements and circumstances that enable speakers to take a counter-hegemonic stance of affirmation of their subjectivities by means of reexistence literacies (Souza, 20160) and translinguistic practices (García; Wei, 2014). Therefore, the following sections in this paper address, respectively, the implications of the global spread of English; the relationship between language and coloniality regarding how the colonial matrix produces, updates and reinforces hierarchical classifications of subjects and their discursive practices; the complex and multiple constitution of speakers of English as an additional language’s identities; and, lastly, the possibilities of resistance to hegemonic discourses that might be constructed in conformity with the recognition of speakers’ heterogeneous subjectivities and the different social uses of the English Language. The methodology herein corresponds to a bibliographical review, that is, based on works that have already been published (Butler, 2023; Hashiguti, 2017; hooks, 2017; García; Wei, 2014; Menezes de Souza, 2019; Pennycook, 2021; Souza, 2016; Veronelli, 2021), parallels and connections were articulated between the theorization of different researchers in order to put forward some reflections that might eventually bring about shifts and offer contributions to the English Language teaching-learning area. It was then concluded that the English Language is, potentially, a means for the affirmation of marginalized voices, as long as a place from where to speak is built; a place that, recognized in its constitutive multiplicity, consists in a means for the legitimization of linguistic knowledge, personal experiences e subjectivities often subordinated by the colonial interpretive frame.
Palabras clave: língua inglesa
subjetividades
decolonialidade
reexistência
ensino-aprendizagem
English language
subjectivities
decoloniality
reexistence
teaching-learning
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: LOPES, Gabriel Rodrigues. Possibilidades de deslocamento e subversão de discursos hegemônicos na/pela língua inglesa. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43664
Fecha de defensa: 19-abr-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PossibilidadesDeslocamentoSubversãoTCC680.16 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.