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dc.creatorLopes, Gabriel Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-10-17T13:36:18Z-
dc.date.available2024-10-17T13:36:18Z-
dc.date.issued2024-04-19-
dc.identifier.citationLOPES, Gabriel Rodrigues. Possibilidades de deslocamento e subversão de discursos hegemônicos na/pela língua inglesa. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43664-
dc.description.abstractThe present paper investigates some of the ways through which the English Language, historically instrumentalized for colonial purposes of control and domination, might constitute a means of resistance and affirmation of marginalized voices. It attempted to examine the relationship between English and coloniality in order to reflect on the contingencies and possibilities that emerge from that relationship. Thus, this monography aims to explore how language coloniality operates in terms of the (de)legitimization of discursive practices and identities, as well as to identify some of the potential elements and circumstances that enable speakers to take a counter-hegemonic stance of affirmation of their subjectivities by means of reexistence literacies (Souza, 20160) and translinguistic practices (García; Wei, 2014). Therefore, the following sections in this paper address, respectively, the implications of the global spread of English; the relationship between language and coloniality regarding how the colonial matrix produces, updates and reinforces hierarchical classifications of subjects and their discursive practices; the complex and multiple constitution of speakers of English as an additional language’s identities; and, lastly, the possibilities of resistance to hegemonic discourses that might be constructed in conformity with the recognition of speakers’ heterogeneous subjectivities and the different social uses of the English Language. The methodology herein corresponds to a bibliographical review, that is, based on works that have already been published (Butler, 2023; Hashiguti, 2017; hooks, 2017; García; Wei, 2014; Menezes de Souza, 2019; Pennycook, 2021; Souza, 2016; Veronelli, 2021), parallels and connections were articulated between the theorization of different researchers in order to put forward some reflections that might eventually bring about shifts and offer contributions to the English Language teaching-learning area. It was then concluded that the English Language is, potentially, a means for the affirmation of marginalized voices, as long as a place from where to speak is built; a place that, recognized in its constitutive multiplicity, consists in a means for the legitimization of linguistic knowledge, personal experiences e subjectivities often subordinated by the colonial interpretive frame.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectlíngua inglesapt_BR
dc.subjectsubjetividadespt_BR
dc.subjectdecolonialidadept_BR
dc.subjectreexistênciapt_BR
dc.subjectensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEnglish languagept_BR
dc.subjectsubjectivitiespt_BR
dc.subjectdecolonialitypt_BR
dc.subjectreexistencept_BR
dc.subjectteaching-learningpt_BR
dc.titlePossibilidades de deslocamento e subversão de discursos hegemônicos na/pela língua inglesapt_BR
dc.title.alternativePossibilities of Shifting and Subverting Hegemonic Discourses in/through the English Languagept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Tagata, William Mineo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2561765490886281pt_BR
dc.contributor.referee1Brito, Cristiane Carvalho de Paula-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7024272980833285pt_BR
dc.contributor.referee2Peixoto, Mariana Rafaela Batista Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7920761600325088pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho investiga alguns dos modos pelos quais a língua inglesa, historicamente instrumentalizada para fins coloniais de controle e dominação, pode configurar-se como um meio de resistência para a afirmação de vozes marginalizadas. Buscou-se examinar a relação entre o inglês e a colonialidade a fim de refletir sobre as contingências e possibilidades que se apresentam a partir de tal relação. Desta forma, esta monografia propõe-se a explorar como a colonialidade da linguagem opera no que se refere à (des)legitimação de práticas discursivas e identidades, bem como identificar alguns dos possíveis elementos e circunstâncias que viabilizam uma tomada de posição contra-hegemônica de afirmação das subjetividades a partir de noções como letramentos de reexistência (Souza, 2016) e práticas translíngues (García; Wei, 2014). Para tanto, as seções presentes neste trabalho abordam, respectivamente, as implicações decorrentes da expansão global do inglês; a relação entre língua e colonialidade em termos de como a matriz colonial produz, atualiza e reforça classificações hierárquicas de sujeitos e suas práticas discursivas; a constituição complexa e múltipla das identidades dos falantes de inglês como língua adicional; e, por fim, as possibilidades de resistência a discursos hegemônicos que podem ser construídas em conformidade com o reconhecimento da heterogeneidade subjetiva dos/as falantes e dos diferente usos sociais da língua inglesa. A metodologia empregada corresponde a uma revisão bibliográfica, isto é, a partir de trabalhos já publicados (Butler, 2023; Hashiguti, 2017; hooks, 2017; García; Wei, 2014; Menezes de Souza, 2019; Pennycook, 2021; Souza, 2016; Veronelli, 2021), articularam-se paralelos entre as teorizações de diferentes pesquisadores/as de modo a propor reflexões que eventualmente provocassem deslocamentos e oferecessem contribuições para a área de ensino-aprendizagem de inglês como língua adicional. Concluiu-se, portanto, que a língua inglesa é, potencialmente, em um meio para a afirmação de vozes marginalizadas, contanto que haja a construção de um local a partir do qual falar; um local que, reconhecido em sua multiplicidade constitutiva, seja um meio para a legitimação do conhecimento linguístico, das experiências pessoais e das subjetividades de sujeitos subalternizados pela lógica colonial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesapt_BR
dc.sizeorduration39pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.orcid.putcode169822657-
Appears in Collections:TCC - Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa

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