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ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-3555-933X
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Educação antirracista e material didático: Análises, perspectivas e possibilidades para a sala de aula
Título (s) alternativo (s): Anti-racist education and teaching material: Analysis, perspectives and possibilities for the classroom
Autor: Souza, Angelio Santos de
Primer orientador: Carmo, Maria Andréa Angelotti
Primer miembro de la banca: Oliveira, Gustavo de Souza
Segundo miembro de la banca: Silva, Patrícia Rodrigues da
Resumen: Partindo da perspectiva de que o livro didático é um importante instrumento para a educação e a consciência crítica dos estudantes na atualidade, propomos uma reflexão sobre o ensino de História e sua abordagem por meio do livro didático, bem como a influência da BNCC neste processo. A pesquisa foi realizada a partir da análise da coleção de livros didáticos da editora FTD para os oitavos anos e que estão de acordo com a BNCC. Discutimos não apenas as abordagens e conteúdos, como também a forma como eles são trabalhados no livro didático pesquisado. Por isso, focamos em como a inserção de conteúdos voltados à cultura afro-brasileira são trabalhados nos livros didáticos, de acordo com a atual legislação. Desta forma, observamos como ocorreu a influência da legislação educacional na elaboração desse livro didático e os seus usos. Por fim, considerando a especificidade do PROFHISTÓRIA, buscamos apontar as possibilidades pedagógicas de uma educação antirracista em sala de aula. Neste sentido, propomos a elaboração de uma sequência didática dos conteúdos analisados na dissertação, ou seja, a construção de um material didático que pode contribuir com o professor em sala de aula na abordagem dos conteúdos elencados, e que disponibiliza fontes e discussões teóricas pertinentes ao conteúdo.
Abstract: Starting from the perspective that the textbook is an important instrument for the education and critical awareness of students today, we propose a reflection on the teaching of History and its approach through the textbook, as well as the influence of the BNCC in this process. The research was carried out based on the analysis of the FTD publisher's textbook collection for the eighth years and which are in accordance with the BNCC to discuss not only the approaches and contents but also the way they are worked in the researched textbook. Therefore, we focus on how the insertion of content focused on AfroBrazilian culture is worked on in textbooks in accordance with current legislation. In this way, we observed how the influence of educational legislation occurred in the creation of this textbook and its uses. Finally, considering the specificity of PROFHISTÓRIA, we seek to point out the pedagogical possibilities of anti-racist education in the classroom. In this sense, we propose the elaboration of a didactic sequence of the contents analyzed in the dissertation, the construction of a teaching material that can contribute to the teacher in the classroom in approaching the contents listed, provision of sources and theoretical discussions relevant to the content.
Palabras clave: Ensino de História
Teaching History
livro didático
textbook
relações étnico-raciais
racial ethnic relations
História
History
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Tema: História
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Cita: SOUZA, Angelio Santos de. Educação antirracista e material didático: Análises, perspectivas e possibilidades para a sala de aula. 2024. 139 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.592. .
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.592
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43632
Fecha de defensa: 14-ago-2024
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
ODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - ProfHistória (Mestrado Profissional)

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