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dc.creatorSouza, Angelio Santos de-
dc.date.accessioned2024-10-11T14:45:43Z-
dc.date.available2024-10-11T14:45:43Z-
dc.date.issued2024-08-14-
dc.identifier.citationSOUZA, Angelio Santos de. Educação antirracista e material didático: Análises, perspectivas e possibilidades para a sala de aula. 2024. 139 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.592. .pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43632-
dc.description.abstractStarting from the perspective that the textbook is an important instrument for the education and critical awareness of students today, we propose a reflection on the teaching of History and its approach through the textbook, as well as the influence of the BNCC in this process. The research was carried out based on the analysis of the FTD publisher's textbook collection for the eighth years and which are in accordance with the BNCC to discuss not only the approaches and contents but also the way they are worked in the researched textbook. Therefore, we focus on how the insertion of content focused on AfroBrazilian culture is worked on in textbooks in accordance with current legislation. In this way, we observed how the influence of educational legislation occurred in the creation of this textbook and its uses. Finally, considering the specificity of PROFHISTÓRIA, we seek to point out the pedagogical possibilities of anti-racist education in the classroom. In this sense, we propose the elaboration of a didactic sequence of the contents analyzed in the dissertation, the construction of a teaching material that can contribute to the teacher in the classroom in approaching the contents listed, provision of sources and theoretical discussions relevant to the content.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectlivro didáticopt_BR
dc.subjecttextbookpt_BR
dc.subjectrelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectracial ethnic relationspt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.titleEducação antirracista e material didático: Análises, perspectivas e possibilidades para a sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeAnti-racist education and teaching material: Analysis, perspectives and possibilities for the classroompt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Carmo, Maria Andréa Angelotti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0610125299025198pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Gustavo de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7620627276337028pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Patrícia Rodrigues da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6069149508875323pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4153301861013406pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoPartindo da perspectiva de que o livro didático é um importante instrumento para a educação e a consciência crítica dos estudantes na atualidade, propomos uma reflexão sobre o ensino de História e sua abordagem por meio do livro didático, bem como a influência da BNCC neste processo. A pesquisa foi realizada a partir da análise da coleção de livros didáticos da editora FTD para os oitavos anos e que estão de acordo com a BNCC. Discutimos não apenas as abordagens e conteúdos, como também a forma como eles são trabalhados no livro didático pesquisado. Por isso, focamos em como a inserção de conteúdos voltados à cultura afro-brasileira são trabalhados nos livros didáticos, de acordo com a atual legislação. Desta forma, observamos como ocorreu a influência da legislação educacional na elaboração desse livro didático e os seus usos. Por fim, considerando a especificidade do PROFHISTÓRIA, buscamos apontar as possibilidades pedagógicas de uma educação antirracista em sala de aula. Neste sentido, propomos a elaboração de uma sequência didática dos conteúdos analisados na dissertação, ou seja, a construção de um material didático que pode contribuir com o professor em sala de aula na abordagem dos conteúdos elencados, e que disponibiliza fontes e discussões teóricas pertinentes ao conteúdo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration139pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.592pt_BR
dc.orcid.putcode169415103-
dc.crossref.doibatchid5eb72aec-435e-4ea3-8b20-4c26fbf29f6b-
dc.subject.autorizadoHistóriapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - ProfHistória (Mestrado Profissional)

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