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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43632
ORCID: | http://orcid.org/0009-0007-3555-933X |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Educação antirracista e material didático: Análises, perspectivas e possibilidades para a sala de aula |
Alternate title (s): | Anti-racist education and teaching material: Analysis, perspectives and possibilities for the classroom |
Author: | Souza, Angelio Santos de |
First Advisor: | Carmo, Maria Andréa Angelotti |
First member of the Committee: | Oliveira, Gustavo de Souza |
Second member of the Committee: | Silva, Patrícia Rodrigues da |
Summary: | Partindo da perspectiva de que o livro didático é um importante instrumento para a educação e a consciência crítica dos estudantes na atualidade, propomos uma reflexão sobre o ensino de História e sua abordagem por meio do livro didático, bem como a influência da BNCC neste processo. A pesquisa foi realizada a partir da análise da coleção de livros didáticos da editora FTD para os oitavos anos e que estão de acordo com a BNCC. Discutimos não apenas as abordagens e conteúdos, como também a forma como eles são trabalhados no livro didático pesquisado. Por isso, focamos em como a inserção de conteúdos voltados à cultura afro-brasileira são trabalhados nos livros didáticos, de acordo com a atual legislação. Desta forma, observamos como ocorreu a influência da legislação educacional na elaboração desse livro didático e os seus usos. Por fim, considerando a especificidade do PROFHISTÓRIA, buscamos apontar as possibilidades pedagógicas de uma educação antirracista em sala de aula. Neste sentido, propomos a elaboração de uma sequência didática dos conteúdos analisados na dissertação, ou seja, a construção de um material didático que pode contribuir com o professor em sala de aula na abordagem dos conteúdos elencados, e que disponibiliza fontes e discussões teóricas pertinentes ao conteúdo. |
Abstract: | Starting from the perspective that the textbook is an important instrument for the education and critical awareness of students today, we propose a reflection on the teaching of History and its approach through the textbook, as well as the influence of the BNCC in this process. The research was carried out based on the analysis of the FTD publisher's textbook collection for the eighth years and which are in accordance with the BNCC to discuss not only the approaches and contents but also the way they are worked in the researched textbook. Therefore, we focus on how the insertion of content focused on AfroBrazilian culture is worked on in textbooks in accordance with current legislation. In this way, we observed how the influence of educational legislation occurred in the creation of this textbook and its uses. Finally, considering the specificity of PROFHISTÓRIA, we seek to point out the pedagogical possibilities of anti-racist education in the classroom. In this sense, we propose the elaboration of a didactic sequence of the contents analyzed in the dissertation, the construction of a teaching material that can contribute to the teacher in the classroom in approaching the contents listed, provision of sources and theoretical discussions relevant to the content. |
Keywords: | Ensino de História Teaching History livro didático textbook relações étnico-raciais racial ethnic relations História History |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Subject: | História |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em História |
Quote: | SOUZA, Angelio Santos de. Educação antirracista e material didático: Análises, perspectivas e possibilidades para a sala de aula. 2024. 139 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.592. . |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.592 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43632 |
Date of defense: | 14-Aug-2024 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles. ODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - ProfHistória (Mestrado Profissional) |
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