Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43627
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-2650-5621
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Uma abordagem de ensino de Geometria Plana para os anos finais do Ensino Fundamental, usando Scratch
Título(s) alternativo(s): A teaching approach of Plane Geometry for the final years of Elementary School, using Scratch
Autor(es): Felizardo, Guilherme Gonçalves
Primeiro orientador: Prado, Gustavo de Lima
Primeiro membro da banca: Santos, Anderson Paião dos
Segundo membro da banca: Galves, Ana Paula Tremura
Resumo: Considerando a crescente presença de smartphones, tablets e computadores na vida dos alunos, a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) ao ambiente escolar faz-se necessária. Este trabalho propõe o uso das TIC para o ensino de tópicos de Geometria Plana, usando a linguagem de programação Scratch, que é visual, acessível e de fácil compreensão. Foram elaboradas sequências de atividades destinadas aos anos finais do Ensino Fundamental, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o objetivo de ajudar na compreensão dos conteúdos abordados e na aquisição das habilidades previstas em cada série, além de oferecer uma nova abordagem para o ensino de construções geométricas aos professores. Os tópicos abordados incluem ângulos, retas, polígonos, circunferências, e congruência e semelhança de triângulos. Com o uso do Scratch, além de explorar conceitos de Geometria Plana, os alunos também desenvolvem o raciocínio lógico e o pensamento computacional inerentes a linguagens de programação, de forma intuitiva e simplificada por meio de blocos de programação. Espera-se que a abordagem proposta neste trabalho contribua de forma efetiva para o processo de ensino-aprendizagem, estimulando a criatividade, promovendo a interação e consolidando os conceitos geométricos discutidos em sala de aula.
Abstract: Considering the increasing presence of smartphones, tablets, and computers in students' lives, the integration of Information and Communication Technologies (ICT) into the school environment is necessary. This work proposes the use of ICT for teaching topics of Plane Geometry, using the Scratch programming language, which is visual, accessible, and easy to understand. Sequences of activities have been developed for the final years of Elementary School, aligned with the National Common Curricular Base (BNCC), with the aim of helping in the comprehension of the content covered and acquisition of the skills outlined for each grade, while also providing teachers with a new approach to teach geometric constructions. The topics covered include angles, lines, polygons, circles, and congruence and similarity of triangles. By using Scratch, students not only explore concepts of Plane Geometry but also develop logical reasoning and computational thinking inherent to programming languages, in an intuitive and simplified manner through programming blocks. It is expected that the approach proposed in this work will effectively contribute to the teaching-learning process, stimulating creativity, promoting interaction, and consolidating the geometric concepts discussed in classroom.
Palavras-chave: Construções Geométricas
Geometric Constructions
Ensino Fundamental
Elementary School
Geometria Plana
Plane Geometry
Scratch
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Assunto: Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: FELIZARDO, Guilherme Gonçalves. Uma abordagem de ensino de Geometria Plana para os anos finais do Ensino Fundamental, usando Scratch. 2024. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.498.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.498
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43627
Data de defesa: 21-Ago-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Matemática (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EnsinoGeometriaScratch.pdfDissertação5.14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons