Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43627
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFelizardo, Guilherme Gonçalves-
dc.date.accessioned2024-10-11T13:58:46Z-
dc.date.available2024-10-11T13:58:46Z-
dc.date.issued2024-08-21-
dc.identifier.citationFELIZARDO, Guilherme Gonçalves. Uma abordagem de ensino de Geometria Plana para os anos finais do Ensino Fundamental, usando Scratch. 2024. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.498.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43627-
dc.description.abstractConsidering the increasing presence of smartphones, tablets, and computers in students' lives, the integration of Information and Communication Technologies (ICT) into the school environment is necessary. This work proposes the use of ICT for teaching topics of Plane Geometry, using the Scratch programming language, which is visual, accessible, and easy to understand. Sequences of activities have been developed for the final years of Elementary School, aligned with the National Common Curricular Base (BNCC), with the aim of helping in the comprehension of the content covered and acquisition of the skills outlined for each grade, while also providing teachers with a new approach to teach geometric constructions. The topics covered include angles, lines, polygons, circles, and congruence and similarity of triangles. By using Scratch, students not only explore concepts of Plane Geometry but also develop logical reasoning and computational thinking inherent to programming languages, in an intuitive and simplified manner through programming blocks. It is expected that the approach proposed in this work will effectively contribute to the teaching-learning process, stimulating creativity, promoting interaction, and consolidating the geometric concepts discussed in classroom.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectConstruções Geométricaspt_BR
dc.subjectGeometric Constructionspt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectGeometria Planapt_BR
dc.subjectPlane Geometrypt_BR
dc.subjectScratchpt_BR
dc.titleUma abordagem de ensino de Geometria Plana para os anos finais do Ensino Fundamental, usando Scratchpt_BR
dc.title.alternativeA teaching approach of Plane Geometry for the final years of Elementary School, using Scratchpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Prado, Gustavo de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4571918254136288pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Anderson Paião dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5070545194057569pt_BR
dc.contributor.referee2Galves, Ana Paula Tremura-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2733373203786930pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6037966603003564pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoConsiderando a crescente presença de smartphones, tablets e computadores na vida dos alunos, a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) ao ambiente escolar faz-se necessária. Este trabalho propõe o uso das TIC para o ensino de tópicos de Geometria Plana, usando a linguagem de programação Scratch, que é visual, acessível e de fácil compreensão. Foram elaboradas sequências de atividades destinadas aos anos finais do Ensino Fundamental, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o objetivo de ajudar na compreensão dos conteúdos abordados e na aquisição das habilidades previstas em cada série, além de oferecer uma nova abordagem para o ensino de construções geométricas aos professores. Os tópicos abordados incluem ângulos, retas, polígonos, circunferências, e congruência e semelhança de triângulos. Com o uso do Scratch, além de explorar conceitos de Geometria Plana, os alunos também desenvolvem o raciocínio lógico e o pensamento computacional inerentes a linguagens de programação, de forma intuitiva e simplificada por meio de blocos de programação. Espera-se que a abordagem proposta neste trabalho contribua de forma efetiva para o processo de ensino-aprendizagem, estimulando a criatividade, promovendo a interação e consolidando os conceitos geométricos discutidos em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration86pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.498pt_BR
dc.orcid.putcode169415364-
dc.crossref.doibatchid5eb72aec-435e-4ea3-8b20-4c26fbf29f6b-
dc.subject.autorizadoMatemáticapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoGeometriaScratch.pdfDissertação5.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons