Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43616
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-1560-9794
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Efeito das características da plataforma e do risco percebido na intenção de compra no comércio eletrônico cross-border: Uma análise considerando a experiência passada e a regionalidade
Título (s) alternativo (s): The effect of platform characteristics and perceived risk on purchase intention in cross-border e-commerce: An analysis considering past experience and regionality
Autor: Silva Júnior, Romes Jorge da
Primer orientador: Malaquias, Fernanda Francielle de Oliveira
Primer miembro de la banca: Fagundes, André Francisco Alcântara
Segundo miembro de la banca: Lopes, José Eduardo Ferreira
Tercer miembro de la banca: Marcolin, Carla Bonato
Cuarto miembro de la banca: Lunardi, Guilherme Lerch
Quinto miembro de la banca: Maçada, Antônio Carlos Gastaud
Resumen: O crescimento do comércio eletrônico em escala global reflete a aceitação das Tecnologias da Informação (TI) pelos usuários e o aprimoramento das plataformas online. A dinâmica do comércio eletrônico cross-border (CBEC), uma modalidade cada vez mais relevante do comércio internacional, é o foco desta pesquisa. O aumento significativo no número de consumidores online no Brasil, impulsionado em parte pela pandemia de Covid-19, demonstra a expansão do CBEC. Baseada no paradigma Estímulo-Organismo-Resposta e na teoria do risco percebido, a presente tese sugere que a percepção de riscos pelo consumidor é influenciada pela qualidade do website e da informação online, com consequências para a decisão de compra. A pesquisa argumenta que a experiência online anterior do usuário desempenha um papel moderador nessas relações, afetando a direção e força das interações. Com objetivo de contribuir ao campo de estudos sobre a intenção de compra no CBEC, o propósito desta pesquisa é explorar a relação entre as características da plataforma online, o risco percebido e a intenção de compra online, levando em consideração a experiência prévia dos consumidores. Por meio da modelagem de equações estruturais e análise multigrupos, foram examinadas as relações entre os construtos constantes do modelo proposto, no intuito de expandir a discussão relacionada aos riscos do comércio eletrônico cross-border e os fatores determinantes da intenção de compra em sites estrangeiros.
Abstract: The growth of e-commerce on a global scale reflects the acceptance of Information Technologies (IT) by users and the improvement of online platforms. The dynamics of cross-border e-commerce (CBEC), an increasingly relevant mode of international trade, is the focus of this research. The significant increase in the number of online consumers in Brazil, partially driven by the Covid-19 pandemic, demonstrates the expansion of CBEC. Based on the Stimulus-Organism-Response paradigm and the perceived risk theory, this thesis suggests that consumers' risk perception is influenced by the quality of the website and online information, with consequences for purchase decisions. The research argues that users' previous online experience plays a moderating role in these relationships, affecting the direction and strength of interactions. Aiming to contribute to the field of studies on purchase intention in CBEC, the purpose of this research is to explore the relationship between online platform characteristics, perceived risk, and online purchase intention, considering consumers' prior experience. Through structural equation modeling and multi-group analysis, the relationships between the constructs in the proposed model were examined, seeking to expand the discussion on cross-border e-commerce risks and the determining factors of purchase intention on foreign websites.
Palabras clave: Comércio Eletrônico Cross-Border
Risco Percebido
Experiência Online
Intenção de compra
Regionalidade
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Tema: Administração
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Administração
Cita: SILVA JÚNIOR, Romes Jorge da. Efeito das características da plataforma e do risco percebido na intenção de compra no comércio eletrônico cross-border: Uma análise considerando a experiência passada e a regionalidade. 2024. 148 f. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5047.
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5047
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43616
Fecha de defensa: 6-may-2024
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 9. Indústria, Inovação e infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
Aparece en las colecciones:TESE - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EfeitoCaracteristicasPlataforma.pdfTese8.73 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons