Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43613
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-9540-6019
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Psicologia escolar no encontro com a educação infantil: um relato de experiência de estágio
Autor(es): Mazon, Maria Fernanda Segura
Primeiro orientador: Lima, Luciana Pereira de
Primeiro membro da banca: Rezende, Paula Cristina Medeiros
Segundo membro da banca: Dias, Duartina Ana
Resumo: A Psicologia Escolar vem se consolidando como campo importante de pesquisa e atuação sendo perpassado por mudanças relevantes nas formas de atuação no contexto educacional. Este trabalho apresenta um relato de experiência de estágio em Psicologia Escolar em uma instituição de Educação Infantil, de uma cidade de Minas Gerais-Brasil. Objetivou-se com o relato propor articulações teórico-práticas, explorando desafios e possibilidades para área da Psicologia Escolar. Os pressupostos teóricos que embasaram esse processo formativo fundamentam-se principalmente na psicologia histórico-cultural. O relato foi composto enquanto síntese narrativa provisória que circunscreve uma experiência, articulando descrições das atividades de estágio com produções advindas dele, como diário de campo e mini-histórias. No primeiro momento do estágio, foi realizado o mapeamento institucional. No segundo momento, foram propostas rodas de conversa com crianças e professoras, com o suporte de recursos lúdicos e artísticos variados. Alguns aspectos trabalhados com as crianças foram: construção da identidade, pertencimento a grupos, reconhecimento e reflexão sobre as emoções. Com as professoras, foram abordados os sentidos e significados sobre ser professora, práticas pedagógicas, educação infantil, infância e desenvolvimento. Com a experiência do estágio foi possível discutir sobre desafios e perspectivas da atuação em Psicologia Escolar na Educação Infantil e possibilidades de intervenções fundamentadas teoricamente e contextualizadas à instituição. Além disso, foi evidenciado o aspecto formativo do estágio, abordando a potencialidade das supervisões em grupo para tal. Espera-se, com este trabalho, contribuir com o desenvolvimento da Psicologia Escolar favorecendo ações reflexivas, críticas e criativas na área, especialmente no encontro com a Educação Infantil
Palavras-chave: Psicologia Escolar
Educação Infantil
Atuação
Relato de experiência
School Psychology
Early Childhood Education
Practice
Experience report
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MAZON, Maria Fernanda Segura. Psicologia escolar no encontro com a educação infantil: um relato de experiência de estágio. 2024. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43613
Data de defesa: 24-Mai-2024
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PsicologiaEscolarEncontro.pdf283.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.