Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43613
ORCID: | http://orcid.org/0009-0000-9540-6019 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Psicologia escolar no encontro com a educação infantil: um relato de experiência de estágio |
Autor: | Mazon, Maria Fernanda Segura |
Primer orientador: | Lima, Luciana Pereira de |
Primer miembro de la banca: | Rezende, Paula Cristina Medeiros |
Segundo miembro de la banca: | Dias, Duartina Ana |
Resumen: | A Psicologia Escolar vem se consolidando como campo importante de pesquisa e atuação sendo perpassado por mudanças relevantes nas formas de atuação no contexto educacional. Este trabalho apresenta um relato de experiência de estágio em Psicologia Escolar em uma instituição de Educação Infantil, de uma cidade de Minas Gerais-Brasil. Objetivou-se com o relato propor articulações teórico-práticas, explorando desafios e possibilidades para área da Psicologia Escolar. Os pressupostos teóricos que embasaram esse processo formativo fundamentam-se principalmente na psicologia histórico-cultural. O relato foi composto enquanto síntese narrativa provisória que circunscreve uma experiência, articulando descrições das atividades de estágio com produções advindas dele, como diário de campo e mini-histórias. No primeiro momento do estágio, foi realizado o mapeamento institucional. No segundo momento, foram propostas rodas de conversa com crianças e professoras, com o suporte de recursos lúdicos e artísticos variados. Alguns aspectos trabalhados com as crianças foram: construção da identidade, pertencimento a grupos, reconhecimento e reflexão sobre as emoções. Com as professoras, foram abordados os sentidos e significados sobre ser professora, práticas pedagógicas, educação infantil, infância e desenvolvimento. Com a experiência do estágio foi possível discutir sobre desafios e perspectivas da atuação em Psicologia Escolar na Educação Infantil e possibilidades de intervenções fundamentadas teoricamente e contextualizadas à instituição. Além disso, foi evidenciado o aspecto formativo do estágio, abordando a potencialidade das supervisões em grupo para tal. Espera-se, com este trabalho, contribuir com o desenvolvimento da Psicologia Escolar favorecendo ações reflexivas, críticas e criativas na área, especialmente no encontro com a Educação Infantil |
Palabras clave: | Psicologia Escolar Educação Infantil Atuação Relato de experiência School Psychology Early Childhood Education Practice Experience report |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | MAZON, Maria Fernanda Segura. Psicologia escolar no encontro com a educação infantil: um relato de experiência de estágio. 2024. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43613 |
Fecha de defensa: | 24-may-2024 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Psicologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PsicologiaEscolarEncontro.pdf | 283.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.