Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43613
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-9540-6019
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Psicologia escolar no encontro com a educação infantil: um relato de experiência de estágio
Autor: Mazon, Maria Fernanda Segura
Primer orientador: Lima, Luciana Pereira de
Primer miembro de la banca: Rezende, Paula Cristina Medeiros
Segundo miembro de la banca: Dias, Duartina Ana
Resumen: A Psicologia Escolar vem se consolidando como campo importante de pesquisa e atuação sendo perpassado por mudanças relevantes nas formas de atuação no contexto educacional. Este trabalho apresenta um relato de experiência de estágio em Psicologia Escolar em uma instituição de Educação Infantil, de uma cidade de Minas Gerais-Brasil. Objetivou-se com o relato propor articulações teórico-práticas, explorando desafios e possibilidades para área da Psicologia Escolar. Os pressupostos teóricos que embasaram esse processo formativo fundamentam-se principalmente na psicologia histórico-cultural. O relato foi composto enquanto síntese narrativa provisória que circunscreve uma experiência, articulando descrições das atividades de estágio com produções advindas dele, como diário de campo e mini-histórias. No primeiro momento do estágio, foi realizado o mapeamento institucional. No segundo momento, foram propostas rodas de conversa com crianças e professoras, com o suporte de recursos lúdicos e artísticos variados. Alguns aspectos trabalhados com as crianças foram: construção da identidade, pertencimento a grupos, reconhecimento e reflexão sobre as emoções. Com as professoras, foram abordados os sentidos e significados sobre ser professora, práticas pedagógicas, educação infantil, infância e desenvolvimento. Com a experiência do estágio foi possível discutir sobre desafios e perspectivas da atuação em Psicologia Escolar na Educação Infantil e possibilidades de intervenções fundamentadas teoricamente e contextualizadas à instituição. Além disso, foi evidenciado o aspecto formativo do estágio, abordando a potencialidade das supervisões em grupo para tal. Espera-se, com este trabalho, contribuir com o desenvolvimento da Psicologia Escolar favorecendo ações reflexivas, críticas e criativas na área, especialmente no encontro com a Educação Infantil
Palabras clave: Psicologia Escolar
Educação Infantil
Atuação
Relato de experiência
School Psychology
Early Childhood Education
Practice
Experience report
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MAZON, Maria Fernanda Segura. Psicologia escolar no encontro com a educação infantil: um relato de experiência de estágio. 2024. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43613
Fecha de defensa: 24-may-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PsicologiaEscolarEncontro.pdf283.99 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.