Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43613
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMazon, Maria Fernanda Segura-
dc.date.accessioned2024-10-09T17:35:00Z-
dc.date.available2024-10-09T17:35:00Z-
dc.date.issued2024-05-24-
dc.identifier.citationMAZON, Maria Fernanda Segura. Psicologia escolar no encontro com a educação infantil: um relato de experiência de estágio. 2024. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43613-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologia Escolarpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectAtuaçãopt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectSchool Psychologypt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.subjectPracticept_BR
dc.subjectExperience reportpt_BR
dc.titlePsicologia escolar no encontro com a educação infantil: um relato de experiência de estágiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Luciana Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0461476961455932pt_BR
dc.contributor.referee1Rezende, Paula Cristina Medeiros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8401932422065415pt_BR
dc.contributor.referee2Dias, Duartina Ana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5582876273085860pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9678168401953382pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA Psicologia Escolar vem se consolidando como campo importante de pesquisa e atuação sendo perpassado por mudanças relevantes nas formas de atuação no contexto educacional. Este trabalho apresenta um relato de experiência de estágio em Psicologia Escolar em uma instituição de Educação Infantil, de uma cidade de Minas Gerais-Brasil. Objetivou-se com o relato propor articulações teórico-práticas, explorando desafios e possibilidades para área da Psicologia Escolar. Os pressupostos teóricos que embasaram esse processo formativo fundamentam-se principalmente na psicologia histórico-cultural. O relato foi composto enquanto síntese narrativa provisória que circunscreve uma experiência, articulando descrições das atividades de estágio com produções advindas dele, como diário de campo e mini-histórias. No primeiro momento do estágio, foi realizado o mapeamento institucional. No segundo momento, foram propostas rodas de conversa com crianças e professoras, com o suporte de recursos lúdicos e artísticos variados. Alguns aspectos trabalhados com as crianças foram: construção da identidade, pertencimento a grupos, reconhecimento e reflexão sobre as emoções. Com as professoras, foram abordados os sentidos e significados sobre ser professora, práticas pedagógicas, educação infantil, infância e desenvolvimento. Com a experiência do estágio foi possível discutir sobre desafios e perspectivas da atuação em Psicologia Escolar na Educação Infantil e possibilidades de intervenções fundamentadas teoricamente e contextualizadas à instituição. Além disso, foi evidenciado o aspecto formativo do estágio, abordando a potencialidade das supervisões em grupo para tal. Espera-se, com este trabalho, contribuir com o desenvolvimento da Psicologia Escolar favorecendo ações reflexivas, críticas e criativas na área, especialmente no encontro com a Educação Infantilpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration48pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.orcid.putcode169274719-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PsicologiaEscolarEncontro.pdf283.99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.