Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43612
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-7971-0551
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Protegendo os Idosos: Uma Análise das Políticas Públicas Contra a Persuasão por Agentes Financeiros ao longo da última década
Título (s) alternativo (s): Protecting the Elderly: An Analysis of Public Policies Against Persuasion by Financial Agents over the last decade
Autor: Amaral, Júlia Marquezi
Primer orientador: Prado, Rejane Alexandrina Domingues Pereira do
Primer miembro de la banca: Silva, Jussara Goulart da
Segundo miembro de la banca: Borges, Alex Fernando
Resumen: Essa pesquisa teve como objetivo identificar as ações desenvolvidas pelo Governo Federal nos últimos dez anos, por meio de políticas públicas, para proteger os idosos em relação à persuasão causada por agentes financeiros na contratação de empréstimos consignados. O referencial teórico abordou sobre o Marketing Social e as ações relacionadas a contribuição para formulação de políticas públicas devido ao endividamento dos consumidores idosos em detrimento da persuasão das instituições financeiras para contratação de empréstimos consignados. A metodologia de pesquisa utilizada foi caráter descritivo com abordagem qualitativa. Foi realizada uma busca no Portal da Câmara dos Deputados, procurando por leis, projetos de lei e outras legislações que estivessem em tramitação ou já tivessem sido aprovadas nos últimos dez anos e que tivessem como foco a proteção do idoso em relação à oferta de crédito consignado por parte dos agentes financeiros. Após localizar o material relevante, procedeu-se a análise por meio do método de leitura científica. Os principais resultados encontrados demonstram que a Lei nº 14.181, de 1º de julho de 2021, trouxe mudanças importantes para proteger os consumidores idosos em relação ao crédito. Ela proíbe práticas como esconder informações sobre os custos e riscos do crédito, além de pressionar ou assediar os consumidores, principalmente os idosos, para contratar empréstimos. Também estabelece a obrigação de informar claramente sobre o tipo de crédito oferecido, seus custos e as consequências caso o pagamento não seja feito. Essa lei representa um avanço significativo na proteção dos idosos em situações de endividamento e demonstra que o Governo Federal tem trabalhado ações de Marketing Social por meio de políticas públicas para proteger esse grupo de consumidores, mas é fundamental que as autoridades fiscalizem para garantir que as instituições financeiras cumpram essas regras e protejam efetivamente os consumidores idosos.
Palabras clave: Marketing Social
Consignados
Endividamento
Pessoa idosa
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: AMARAL, Júlia Marquezi. Protegendo os Idosos: Uma Análise das Políticas Públicas Contra a Persuasão por Agentes Financeiros ao longo da última década. 2024. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43612
Fecha de defensa: 2-may-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Administração (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AnálisePolíticasPúblicas.pdfTrabalho de Conclusão de Curso218.83 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.