Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43612
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-7971-0551
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Protegendo os Idosos: Uma Análise das Políticas Públicas Contra a Persuasão por Agentes Financeiros ao longo da última década
Alternate title (s): Protecting the Elderly: An Analysis of Public Policies Against Persuasion by Financial Agents over the last decade
Author: Amaral, Júlia Marquezi
First Advisor: Prado, Rejane Alexandrina Domingues Pereira do
First member of the Committee: Silva, Jussara Goulart da
Second member of the Committee: Borges, Alex Fernando
Summary: Essa pesquisa teve como objetivo identificar as ações desenvolvidas pelo Governo Federal nos últimos dez anos, por meio de políticas públicas, para proteger os idosos em relação à persuasão causada por agentes financeiros na contratação de empréstimos consignados. O referencial teórico abordou sobre o Marketing Social e as ações relacionadas a contribuição para formulação de políticas públicas devido ao endividamento dos consumidores idosos em detrimento da persuasão das instituições financeiras para contratação de empréstimos consignados. A metodologia de pesquisa utilizada foi caráter descritivo com abordagem qualitativa. Foi realizada uma busca no Portal da Câmara dos Deputados, procurando por leis, projetos de lei e outras legislações que estivessem em tramitação ou já tivessem sido aprovadas nos últimos dez anos e que tivessem como foco a proteção do idoso em relação à oferta de crédito consignado por parte dos agentes financeiros. Após localizar o material relevante, procedeu-se a análise por meio do método de leitura científica. Os principais resultados encontrados demonstram que a Lei nº 14.181, de 1º de julho de 2021, trouxe mudanças importantes para proteger os consumidores idosos em relação ao crédito. Ela proíbe práticas como esconder informações sobre os custos e riscos do crédito, além de pressionar ou assediar os consumidores, principalmente os idosos, para contratar empréstimos. Também estabelece a obrigação de informar claramente sobre o tipo de crédito oferecido, seus custos e as consequências caso o pagamento não seja feito. Essa lei representa um avanço significativo na proteção dos idosos em situações de endividamento e demonstra que o Governo Federal tem trabalhado ações de Marketing Social por meio de políticas públicas para proteger esse grupo de consumidores, mas é fundamental que as autoridades fiscalizem para garantir que as instituições financeiras cumpram essas regras e protejam efetivamente os consumidores idosos.
Keywords: Marketing Social
Consignados
Endividamento
Pessoa idosa
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: AMARAL, Júlia Marquezi. Protegendo os Idosos: Uma Análise das Políticas Públicas Contra a Persuasão por Agentes Financeiros ao longo da última década. 2024. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43612
Date of defense: 2-May-2024
Appears in Collections:TCC - Administração (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnálisePolíticasPúblicas.pdfTrabalho de Conclusão de Curso218.83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.