Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43562
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-5333-0132
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Trabalho docente e inclusão: Estudo descritivo de uma escola do interior de Minas Gerais
Título(s) alternativo(s): Teaching work and inclusion: Descriptive study of a school in the interior of Minas Gerais
Autor(es): Camargo, Maria José Ayres
Primeiro orientador: Previtali, Fabiane Santana
Primeiro membro da banca: França, Robson Luiz de
Segundo membro da banca: Brettas, Anderson Claytom Ferreira
Resumo: A presente pesquisa foi desenvolvida como requisito parcial para obtenção do título de mestre do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia e apresenta como temática o trabalho docente no contexto da inclusão escolar. O objetivo da pesquisa consistiu em conduzir um estudo bibliográfico e descritivo sobre como a formação de professores categorizada dentro dos processos de educação inclusiva, em uma escola estadual localizada no município de Uberlândia/MG. O estudo objetivou também categorizar o trabalho docente inserido nos processos de educação inclusiva, analisar as políticas públicas brasileiras acerca da educação inclusiva e realizar um estudo de caso descritivo de uma escola de um bairro periférico de Uberlândia numa abordagem sobre os espaços específicos para atendimento de pessoas com necessidades educacionais especiais. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa bibliográfica, através de artigos e livros de estudiosos que abordam a temática da inclusão, o papel do professor responsável pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) e do professor de apoio no contexto do trabalho docente. Foi realizada uma pesquisa documental, com base na legislação brasileira acerca da temática proposta, com estudo das resoluções, leis e decretos. Por fim, foi realizado um estudo de caso descritivo em uma escola da rede estadual de Uberlândia que oferece atendimento de educação inclusiva. Conclui-se que a escola estudada não dispõe de infraestrutura essencial para acolher alunos com necessidades educacionais especiais, porém essa estrutura precisa ser aprimorada. Além disso, acredita-se que os materiais disponíveis na sala de recursos são precários para atender à demanda de todos os alunos que utilizam os recursos. Porém, apesar da precarização apresentada pelo sistema de ensino, a escola estadual inclusiva escolhida para o estudo de caso descritivo tem destacado a importância da educação inclusiva para melhor atender o público de alunos deficiências com implementação de políticas e práticas inclusivas, sendo fundamental para garantir uma educação de qualidade para todos os alunos.
Abstract: This research was conducted as a partial requirement for obtaining a master's degree from the Graduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia. The study focuses on teaching practices within the context of school inclusion. The research aimed to conduct a bibliographic and descriptive study on how teacher education is categorized within inclusive education processes at a state school in the municipality of Uberlândia, MG. Additionally, the study sought to categorize the teaching work involved in inclusive education processes, analyze Brazilian public policies concerning inclusive education, and carry out a descriptive case study of a school in a peripheral neighborhood of Uberlândia, focusing on specific spaces designed to serve students with special educational needs. The methodology employed involved a literature review, drawing on articles and books by authors who explore the theme of inclusion, the role of the teacher responsible for Specialized Educational Assistance, and the support teacher within the context of teaching practices. A documentary research approach was also taken, based on Brazilian legislation related to the theme, including the study of resolutions, laws, and decrees. Finally, a descriptive case study was conducted at a state school in Uberlândia that offers inclusive education services. The study concluded that the school has essential infrastructure to accommodate students with special educational needs; however, this infrastructure requires improvement. Additionally, the available materials in the resource room aren’t deemed insufficient to meet the demands of all students who rely on these resources. Despite the shortcomings of the educational system, the inclusive state school in this case study has underscored the importance of inclusive education in better serving students with disabilities through the implementation of inclusive policies and practices, which are essential for ensuring quality education for all students.
Palavras-chave: trabalho docente
estudo de caso
educação inclusiva
teaching
case study
inclusive education
educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Assunto: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: CAMARGO, Maria José Ayres. Trabalho docente e inclusão: Estudo descritivo de uma escola no interior de Minas Gerais. 2024. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.624.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.624
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43562
Data de defesa: 26-Ago-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TrabalhoDocenteInclusão.pdfDissertação4.85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons