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dc.creatorCamargo, Maria José Ayres-
dc.date.accessioned2024-10-02T18:51:21Z-
dc.date.available2024-10-02T18:51:21Z-
dc.date.issued2024-08-26-
dc.identifier.citationCAMARGO, Maria José Ayres. Trabalho docente e inclusão: Estudo descritivo de uma escola no interior de Minas Gerais. 2024. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.624.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43562-
dc.description.abstractThis research was conducted as a partial requirement for obtaining a master's degree from the Graduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia. The study focuses on teaching practices within the context of school inclusion. The research aimed to conduct a bibliographic and descriptive study on how teacher education is categorized within inclusive education processes at a state school in the municipality of Uberlândia, MG. Additionally, the study sought to categorize the teaching work involved in inclusive education processes, analyze Brazilian public policies concerning inclusive education, and carry out a descriptive case study of a school in a peripheral neighborhood of Uberlândia, focusing on specific spaces designed to serve students with special educational needs. The methodology employed involved a literature review, drawing on articles and books by authors who explore the theme of inclusion, the role of the teacher responsible for Specialized Educational Assistance, and the support teacher within the context of teaching practices. A documentary research approach was also taken, based on Brazilian legislation related to the theme, including the study of resolutions, laws, and decrees. Finally, a descriptive case study was conducted at a state school in Uberlândia that offers inclusive education services. The study concluded that the school has essential infrastructure to accommodate students with special educational needs; however, this infrastructure requires improvement. Additionally, the available materials in the resource room aren’t deemed insufficient to meet the demands of all students who rely on these resources. Despite the shortcomings of the educational system, the inclusive state school in this case study has underscored the importance of inclusive education in better serving students with disabilities through the implementation of inclusive policies and practices, which are essential for ensuring quality education for all students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjecttrabalho docentept_BR
dc.subjectestudo de casopt_BR
dc.subjecteducação inclusivapt_BR
dc.subjectteachingpt_BR
dc.subjectcase studypt_BR
dc.subjectinclusive educationpt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.titleTrabalho docente e inclusão: Estudo descritivo de uma escola do interior de Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeTeaching work and inclusion: Descriptive study of a school in the interior of Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Previtali, Fabiane Santana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8154680248919577pt_BR
dc.contributor.referee1França, Robson Luiz de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6494919511957208pt_BR
dc.contributor.referee2Brettas, Anderson Claytom Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1123425845213618pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0995406406524383pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa foi desenvolvida como requisito parcial para obtenção do título de mestre do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia e apresenta como temática o trabalho docente no contexto da inclusão escolar. O objetivo da pesquisa consistiu em conduzir um estudo bibliográfico e descritivo sobre como a formação de professores categorizada dentro dos processos de educação inclusiva, em uma escola estadual localizada no município de Uberlândia/MG. O estudo objetivou também categorizar o trabalho docente inserido nos processos de educação inclusiva, analisar as políticas públicas brasileiras acerca da educação inclusiva e realizar um estudo de caso descritivo de uma escola de um bairro periférico de Uberlândia numa abordagem sobre os espaços específicos para atendimento de pessoas com necessidades educacionais especiais. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa bibliográfica, através de artigos e livros de estudiosos que abordam a temática da inclusão, o papel do professor responsável pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) e do professor de apoio no contexto do trabalho docente. Foi realizada uma pesquisa documental, com base na legislação brasileira acerca da temática proposta, com estudo das resoluções, leis e decretos. Por fim, foi realizado um estudo de caso descritivo em uma escola da rede estadual de Uberlândia que oferece atendimento de educação inclusiva. Conclui-se que a escola estudada não dispõe de infraestrutura essencial para acolher alunos com necessidades educacionais especiais, porém essa estrutura precisa ser aprimorada. Além disso, acredita-se que os materiais disponíveis na sala de recursos são precários para atender à demanda de todos os alunos que utilizam os recursos. Porém, apesar da precarização apresentada pelo sistema de ensino, a escola estadual inclusiva escolhida para o estudo de caso descritivo tem destacado a importância da educação inclusiva para melhor atender o público de alunos deficiências com implementação de políticas e práticas inclusivas, sendo fundamental para garantir uma educação de qualidade para todos os alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration89pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.624pt_BR
dc.orcid.putcode168810370-
dc.crossref.doibatchid02fcf5da-2524-4de2-9f55-17683b16b872-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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