Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43554
ORCID: | http://orcid.org/0009-0009-8349-0327 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Exploração de grafos na educação básica |
Título (s) alternativo (s): | Exploration of graphs in education basic |
Autor: | Vieira, Wellington |
Primer orientador: | Carneiro, Evaneide Alves |
Primer miembro de la banca: | Souza, Taciana Oliveira |
Segundo miembro de la banca: | Cotrim, Fabiana Santos |
Resumen: | O presente estudo tem por objetivo explorar a aplicação de conceitos da teoria de grafos na prática escolar, com foco na seguinte questão norteadora: ``Que vantagens existem em utilizar os grafos na Educação Básica?'' Para nos auxiliar na busca da resposta aplicamos algumas atividades envolvendo caminhos eulerianos, Teorema das quatro cores, dentre outros conceitos. Propusemos a criação de atividades aplicáveis a estudantes do ensino médio de uma escola particular da cidade de Itumbiara-GO. O intuito foi, além de coletar dados para esta investigação, incentivar o interesse por ciências, e especialmente pela matemática. A pesquisa se justifica por permitir integrar teoria e prática para benefício do aprendizado, associando ao um envolvimento nas resoluções das propostas de trabalho, utilizando conceitos que não são normalmente vistos na educação básica. |
Abstract: | The present study aims to explore the application of concepts from graph theory in school practice, focusing on the following guiding question: ``What advantages are there in using graphs in Basic Education?'' To help us search for the answer, we applied some activities involving Eulerian paths, the four-color theorem, among other concepts. We proposed the creation of activities applicable to high school students at a private school in the city of Itumbiara-GO. The aim was, in addition to collecting data for this investigation, to encourage interest in science, and especially mathematics. The research is justified by allowing the integration of theory and practice for the benefit of learning, associating it with involvement in the resolution of work proposals, using concepts that are not normally seen in basic education. |
Palabras clave: | Aplicação da teoria de grafos Teoria de Grafos Coloração de grafos Grafo Euleriano Matemática Educação de Base Application of Graph Theory Four Color Theory Problems eulerians Basic education |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA |
Tema: | Matemática Teoria dos Grafos Educação de base |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional) |
Cita: | VIEIRA, Wellington. Exploração de grafos na Educação Básica. 2024. 49 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.V658e. |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.V658e |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43554 |
Fecha de defensa: | 22-ago-2024 |
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Matemática (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ExploraçãoGrafosEducação.pdf | Dissertação | 1.61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.