Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43554
ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-8349-0327
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Exploração de grafos na educação básica
Título (s) alternativo (s): Exploration of graphs in education basic
Autor: Vieira, Wellington
Primer orientador: Carneiro, Evaneide Alves
Primer miembro de la banca: Souza, Taciana Oliveira
Segundo miembro de la banca: Cotrim, Fabiana Santos
Resumen: O presente estudo tem por objetivo explorar a aplicação de conceitos da teoria de grafos na prática escolar, com foco na seguinte questão norteadora: ``Que vantagens existem em utilizar os grafos na Educação Básica?'' Para nos auxiliar na busca da resposta aplicamos algumas atividades envolvendo caminhos eulerianos, Teorema das quatro cores, dentre outros conceitos. Propusemos a criação de atividades aplicáveis a estudantes do ensino médio de uma escola particular da cidade de Itumbiara-GO. O intuito foi, além de coletar dados para esta investigação, incentivar o interesse por ciências, e especialmente pela matemática. A pesquisa se justifica por permitir integrar teoria e prática para benefício do aprendizado, associando ao um envolvimento nas resoluções das propostas de trabalho, utilizando conceitos que não são normalmente vistos na educação básica.
Abstract: The present study aims to explore the application of concepts from graph theory in school practice, focusing on the following guiding question: ``What advantages are there in using graphs in Basic Education?'' To help us search for the answer, we applied some activities involving Eulerian paths, the four-color theorem, among other concepts. We proposed the creation of activities applicable to high school students at a private school in the city of Itumbiara-GO. The aim was, in addition to collecting data for this investigation, to encourage interest in science, and especially mathematics. The research is justified by allowing the integration of theory and practice for the benefit of learning, associating it with involvement in the resolution of work proposals, using concepts that are not normally seen in basic education.
Palabras clave: Aplicação da teoria de grafos
Teoria de Grafos
Coloração de grafos
Grafo Euleriano
Matemática
Educação de Base
Application of Graph Theory
Four Color Theory
Problems eulerians
Basic education
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
Tema: Matemática
Teoria dos Grafos
Educação de base
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional)
Cita: VIEIRA, Wellington. Exploração de grafos na Educação Básica. 2024. 49 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.V658e.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.V658e
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43554
Fecha de defensa: 22-ago-2024
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Matemática (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ExploraçãoGrafosEducação.pdfDissertação1.61 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.