Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43554
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVieira, Wellington-
dc.date.accessioned2024-10-02T15:00:55Z-
dc.date.available2024-10-02T15:00:55Z-
dc.date.issued2024-08-22-
dc.identifier.citationVIEIRA, Wellington. Exploração de grafos na Educação Básica. 2024. 49 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.V658e.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43554-
dc.description.abstractThe present study aims to explore the application of concepts from graph theory in school practice, focusing on the following guiding question: ``What advantages are there in using graphs in Basic Education?'' To help us search for the answer, we applied some activities involving Eulerian paths, the four-color theorem, among other concepts. We proposed the creation of activities applicable to high school students at a private school in the city of Itumbiara-GO. The aim was, in addition to collecting data for this investigation, to encourage interest in science, and especially mathematics. The research is justified by allowing the integration of theory and practice for the benefit of learning, associating it with involvement in the resolution of work proposals, using concepts that are not normally seen in basic education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAplicação da teoria de grafospt_BR
dc.subjectTeoria de Grafospt_BR
dc.subjectColoração de grafospt_BR
dc.subjectGrafo Eulerianopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEducação de Basept_BR
dc.subjectApplication of Graph Theorypt_BR
dc.subjectFour Color Theorypt_BR
dc.subjectProblems eulerianspt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.titleExploração de grafos na educação básicapt_BR
dc.title.alternativeExploration of graphs in education basicpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Carneiro, Evaneide Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7748150619501176pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Taciana Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0062492285546913pt_BR
dc.contributor.referee2Cotrim, Fabiana Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5304106217466160pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2980757006771380pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo explorar a aplicação de conceitos da teoria de grafos na prática escolar, com foco na seguinte questão norteadora: ``Que vantagens existem em utilizar os grafos na Educação Básica?'' Para nos auxiliar na busca da resposta aplicamos algumas atividades envolvendo caminhos eulerianos, Teorema das quatro cores, dentre outros conceitos. Propusemos a criação de atividades aplicáveis a estudantes do ensino médio de uma escola particular da cidade de Itumbiara-GO. O intuito foi, além de coletar dados para esta investigação, incentivar o interesse por ciências, e especialmente pela matemática. A pesquisa se justifica por permitir integrar teoria e prática para benefício do aprendizado, associando ao um envolvimento nas resoluções das propostas de trabalho, utilizando conceitos que não são normalmente vistos na educação básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration62pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.V658ept_BR
dc.orcid.putcode168812757-
dc.crossref.doibatchid02fcf5da-2524-4de2-9f55-17683b16b872-
dc.subject.autorizadoMatemáticapt_BR
dc.subject.autorizadoTeoria dos Grafospt_BR
dc.subject.autorizadoEducação de basept_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ExploraçãoGrafosEducação.pdfDissertação1.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.